ESCOLA E COMUNIDADE: SABERES E PRÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2018.v1.n1.8-19Abstract
Este artigo resulta de uma pesquisa sobre a relação entre sociedade civil e Estado, apresentando o processo histórico das lutas populares pelo direitoà educação básica, empreendidas pelos moradores de um bairro da periferia de Salvador, Bahia, entre os anos de 1970 a 2016. Teve como objetivo compreender como a escola, fruto dessas lutas, se articulou com as instituições do bairro para aconstrução do Plano de Ação da Escola em Educação em Direitos Humanos. Tratou-se de um estudo qualitativo, fundamentado na proposta de Educação Dialógica formulada por Freire (2015) em consonância com a pesquisa-ação e o Design-BaseadReserch. Concluímos que o diálogo sobre práticas educativas valoriza a complexidade da relação escola e comunidade local, para que na tensão diária e no confronto das disputas, possamos construir conhecimentos que valorizem os sujeitos, suas histórias, sua comunidade.Downloads
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2018-12-28
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SOARES, R. C.; ROCHA, J. C. ESCOLA E COMUNIDADE: SABERES E PRÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 8–19, 2018. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2018.v1.n1.8-19. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/5455. Acesso em: 22 dec. 2024.
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