Memórias e Histórias de vida: a alfabetização de jovens, adultos e idosos como possibilidade de emancipação humana
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a18999Palavras-chave:
Alfabetização, Emancipação, Memórias, Histórias de Vida, Educação de Jovens e AdultosResumo
O presente texto tem como propósito apresentar os resultados obtidos mediante a realização de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a eficácia do processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos egressos do tempo de aprendizagem I, de uma escola da rede municipal de ensino de Salvador, com vistas a descobrir se há relação entre alfabetização e melhoria das condições de vida desses sujeitos. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, observação direta, realização de entrevistas, registros feitos em campo e análise documental. Trata-se de um estudo de caso e os resultados revelam desafios, mas, também, possibilidades na busca por um processo de alfabetização para jovens, adultos e idosos mais eficiente e eficaz. Assinalam, ainda, a necessidade de formação inicial e continuada, mais específica, para se lecionar em classes de EJA, principalmente, na alfabetização.
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