Memórias e Histórias de vida: a alfabetização de jovens, adultos e idosos como possibilidade de emancipação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a18999

Palavras-chave:

Alfabetização, Emancipação, Memórias, Histórias de Vida, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente texto tem como propósito apresentar os resultados obtidos mediante a realização de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a eficácia do processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos egressos do tempo de aprendizagem I, de uma escola da rede municipal de ensino de Salvador, com vistas a descobrir se há relação entre alfabetização e melhoria das condições de vida desses sujeitos. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, observação direta, realização de entrevistas, registros feitos em campo e análise documental. Trata-se de um estudo de caso e os resultados revelam desafios, mas, também, possibilidades na busca por um processo de alfabetização para jovens, adultos e idosos mais eficiente e eficaz. Assinalam, ainda, a necessidade de formação inicial e continuada, mais específica, para se lecionar em classes de EJA, principalmente, na alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meyre Ane Moreira, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestranda em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia; Especialista em Filosofia, Estudos Culturais e Pesquisa em Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Especialista em Educação a Distância, também, pela Universidade do Estado da Bahia; Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR; Especialista em Educação Especial/Educação Inclusiva/Altas Habilidades pela Faculdade de Ciências da Bahia - FACIBA; Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI; Graduada em Pedagogia pela UNEB. Atuou como Coordenadora Pedagógica de Programas voltados para a Educação de Jovens e Adultos pelo NEJA (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos) da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX / UNEB, no período de 2006 a 2011 e como Web Tutora da Universidade Federal da Bahia - UFBA / FACED, 2012-2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Educação a Distância. Atualmente faz parte da Rede Municipal de Ensino de Salvador, atuando como coordenadora pedagógica e como docente, lecionando na EJA. Atua, ainda, na Formação Inicial e Continuada de Professores Alfabetizadores.

Jose Veiga Vinãl Junior, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Professor na Universidade do Estado da Bahia (UNEB. Graduação em Letras com Língua Espanhola pela Universidade Federal da Bahia. Especialização em Metodologia do ensino superior com ênfase em novas tecnologias (FBB) e Especialização em LIBRAS (IBF-Pós). Mestrado em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB. Doutorado em Linguística pela Universidade de Vigo-Espanha. Atualmente é professor Adjunto (UNEB-Salvador). Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (UESB).

Referências

ARROYO, G. M. Educação de Jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: Soares, L.; Giovanetti, M. A.; Gomes, N. L. Diálogos na Educação de jovens e adultos . 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Capítulo III -Da educação, da cultura e do desporto. Seção I -Da Educação. Art. 208.Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em 29. out. 2023.

______. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN).Capítulo III, Seção V. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 29. out. 2023.

______. Conselho Nacional de Educação (CNE). Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Parecer CNE/CEB n° 11/2000. Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf Acesso em 29. out. 2023.

______.IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais. Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira, 2019. Disponível em:https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101678 Acesso em 22. out. 2023.

CAPUCHO, V. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Vozes, 2012.

COURA, I. G. M. Desejos e desafios de pessoas da terceira idade no processo de escolarização. In REVEJ@ - Revista de Educação de jovens e adultos , v. 2, n. 3, p. 1-100, dez. 2008. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/217874677/REVEJ-4-completa Acesso em 22. out. 2023.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

DIAS, F. V. et al. Sujeitos de mudanças e mudanças de sujeitos: as especificidades do público da Educação de jovens e adultos . In Soares. Educação de jovens e adultos: O que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 58ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social.6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JARDELINO, J. R. L.; ARAÚJO, R. M. B. de. Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas. 1ª Ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SALVADOR. Conselho Municipal de Educação (CME). Educação de jovens e adultos na rede municipal de ensino de Salvador. Resolução CME nº 041/2013. Salvador: 2013. Disponível em: http://educacao3.salvador.ba.gov.br/adm/wp-content/uploads/2016/04/RES-CME-041-2013-EJA.pdf Acesso em 29. out. 2023.

SIQUEIRA, S. M. M. O papel dos movimentos sociais na construção de outra sociabilidade. In: Anped, 2002, Caxambu. Disponível em: https://lemarx.faced.ufba.br/arquivo/opapeldosmovimentossociais_sandramarinho.pdf Acesso em: 22. out. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

MOREIRA, M. A.; VINÃL JUNIOR, J. V. Memórias e Histórias de vida: a alfabetização de jovens, adultos e idosos como possibilidade de emancipação humana. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 04–14, 2024. DOI: 10.38090/recs.vol7.n12.a18999. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/18999. Acesso em: 20 jan. 2025.