DESAFIO DAS CLASSES MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICIPIO DE REMANSO-BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.8Resumo
RESUMO
Considerando as classes multisseriadas uma proposta pedagógica viável na Educação no Campo. A presente pesquisa oportuniza o fomento da discussão da diversidade de experiências, saberes e idades em uma sala de aula, que diante de um contexto local no campo marcado pelo baixo número de matrículas, comunidades com difícil acesso e até mesmo poucas salas de aulas possibilita agrupar alunos com séries e idades diferentes em uma mesma sala de aula. Haja vista que, as classes multisseriadas funcionam de maneira caótica no campo, onde falta infraestrutura, apoio pedagógico, salas de aulas lotadas por conta do fechamento de escolas e com isso alunos se deslocam para escolas polos, organizadas em núcleos, entre outros desafios que devem ser superados. Para o feito, utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo e bibliográfica, identificando o engajamento político e pedagógico dos profissionais e sujeitos especificamente no município de Remanso-BA. Para tanto torna se imprescindível a valorização da multissérie como uma prática pedagógica na Educação no Campo que visa a permanência dos alunos no local em que moram, a partir de uma educação contextualizada de convivência com a região. Salienta a importância de apoio pedagógico para professores que atuam nessa área, material didático contextualizado e estrutura física, acreditando na possibilidade de uma educação do campo com qualidade.
Palavras-chave: Educação no campo. Contexto. Multisseriada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.