DESAFIO DAS CLASSES MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICIPIO DE REMANSO-BAHIA

Autores

  • Alexsandro Alves da Silva FACAPE

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.8

Resumo

RESUMO

Considerando as classes multisseriadas uma proposta pedagógica viável na Educação no Campo. A presente pesquisa oportuniza o fomento da discussão da diversidade de experiências, saberes e idades em uma sala de aula, que diante de um contexto local no campo marcado pelo baixo número de matrículas, comunidades com difícil acesso e até mesmo poucas salas de aulas possibilita agrupar alunos com séries e idades diferentes em uma mesma sala de aula. Haja vista que, as classes multisseriadas funcionam de maneira caótica no campo, onde falta infraestrutura, apoio pedagógico, salas de aulas lotadas por conta do fechamento de escolas e com isso alunos se deslocam para escolas polos, organizadas em núcleos, entre outros desafios que devem ser superados. Para o feito, utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo e bibliográfica, identificando o engajamento político e pedagógico dos profissionais e sujeitos especificamente no município de Remanso-BA.  Para tanto torna  se imprescindível a valorização da multissérie como uma  prática  pedagógica  na Educação no Campo que  visa a permanência dos alunos no local em que moram, a partir de uma educação contextualizada de convivência com  a região. Salienta a importância de apoio pedagógico para professores que atuam nessa área,  material didático contextualizado e  estrutura física, acreditando na possibilidade de uma educação do campo com qualidade.

 

Palavras-chave: Educação no campo. Contexto. Multisseriada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-03-01

Como Citar

ALVES DA SILVA, A. DESAFIO DAS CLASSES MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICIPIO DE REMANSO-BAHIA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 148–158, 2022. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.8. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/13629. Acesso em: 22 dez. 2024.