O FECHAMENTO DE ESCOLA DO CAMPO E OS IMPACTOS SOBRE O TERRITÓRIO RURAL

Autores

  • Adriana Almeida Veiga Universidade Tuiuti do Paraná
  • Rosangela Cristina Kosinski lima Universidade Tuiuti do Paraná
  • Tamiris Aparecida Bueno Morgado Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC
  • Ana Claudia dos Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.7

Resumo

O presente estudo trata do fechamento de escola e os impactos sobre o território rural. Os efeitos a médio e longo prazo para um território, foi relatado por uma moradora local à partir de estudo de caso onde participou do processo de fechamento e narrou, além do processo, os efeitos vivenciados após o acontecimento que marcou a sua história de vida pessoal, profissional bem como a de toda a comunidade. Com objetivo geral de analisar os efeitos do fechamento de escolas para a comunidade rural, tem como objetivos específicos: enumerar os interesses econômicos do fechamento da escola; caracterizar o processo de fechamento e seus desdobramentos e sintetizar em que medida as comunidades podem resistir a esses processos. A metodologia consiste na fundamentação teórica em autores da área de educação que pesquisam a educação do campo e o fechamento de escolas como Pereira (2017), Mazur (2016), Schmitz (2015), dentre outros e também o estudo de caso onde utilizou-se a técnica de coleta de dados a partir do questionário enviado pelo aplicativo de whatsapp com a moradora local. O problema gira em torno da questão: Quais os efeitos do fechamento de escolas sobre o território rural? Concluiu-se que o fechamento de escola contribui para o êxodo rural, para a expansão do latifúndio e “periferização” do campo e das pequenas propriedades. Ainda, estagna os processos de desenvolvimento da agricultura, provoca o extermínio de cultura local e o empobrecimento social.

 

Palavras-chave: Educação do Campo. Fechamento de escolas. Expansão do Agronegócio. Impactos. Interesses econômicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Almeida Veiga, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná

Rosangela Cristina Kosinski lima, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2020).Integrante do NUPECAMP (Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995).Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2010), e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1985) Atualmente desenvolve pesquisa e extensão em projetos acerca de práticas pedagógicas, politicas educacionais e gestão escolar.

Tamiris Aparecida Bueno Morgado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação (2017). Especialista em Pedagogia Social (2015). Graduada em Pedagogia (2011). Atualmente é professora da Faculdade Educacional da Lapa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, com estudos voltados a História da Educação e principalmente História da Educação Infantil no Estado do Paraná e no município da Lapa PR.

Ana Claudia dos Santos , Universidade Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE (2009-2012) e Letras pela Faculdade Educacional-FAEL. (2021). Atua na área da Educação com ênfase em Educação do Campo. Especialista em Educação do Campo e Agroecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), e Realidade Brasileira pela Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral (2019). Técnica em Agente Cultural com ênfase em dança, Instituto Federal do Paraná (2013). Atua como professora efetiva na educação básica, anos iniciais e como pedagoga nos anos finais. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná-UFPR

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

Veiga, A. A., lima, R. C. K. ., Morgado, T. A. B. ., & Santos , A. C. dos . (2022). O FECHAMENTO DE ESCOLA DO CAMPO E OS IMPACTOS SOBRE O TERRITÓRIO RURAL. Revista Educação E Ciências Sociais, 5(9), 136–147. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.7