O FECHAMENTO DE ESCOLA DO CAMPO E OS IMPACTOS SOBRE O TERRITÓRIO RURAL
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.7Resumo
O presente estudo trata do fechamento de escola e os impactos sobre o território rural. Os efeitos a médio e longo prazo para um território, foi relatado por uma moradora local à partir de estudo de caso onde participou do processo de fechamento e narrou, além do processo, os efeitos vivenciados após o acontecimento que marcou a sua história de vida pessoal, profissional bem como a de toda a comunidade. Com objetivo geral de analisar os efeitos do fechamento de escolas para a comunidade rural, tem como objetivos específicos: enumerar os interesses econômicos do fechamento da escola; caracterizar o processo de fechamento e seus desdobramentos e sintetizar em que medida as comunidades podem resistir a esses processos. A metodologia consiste na fundamentação teórica em autores da área de educação que pesquisam a educação do campo e o fechamento de escolas como Pereira (2017), Mazur (2016), Schmitz (2015), dentre outros e também o estudo de caso onde utilizou-se a técnica de coleta de dados a partir do questionário enviado pelo aplicativo de whatsapp com a moradora local. O problema gira em torno da questão: Quais os efeitos do fechamento de escolas sobre o território rural? Concluiu-se que o fechamento de escola contribui para o êxodo rural, para a expansão do latifúndio e “periferização” do campo e das pequenas propriedades. Ainda, estagna os processos de desenvolvimento da agricultura, provoca o extermínio de cultura local e o empobrecimento social.
Palavras-chave: Educação do Campo. Fechamento de escolas. Expansão do Agronegócio. Impactos. Interesses econômicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.