Sentidos interculturais no ensino-aprendizagem de língua inglesa com leitura de histórias na educação infantil

Autores

Palavras-chave:

leitura de histórias, educação infantil, livro didático, sentidos interculturais

Resumo

Essa pesquisa buscou compreensões sobre sentidos interculturais por meio de leitura de histórias no livro de língua inglesa da Educação Infantil. Para tanto, consideramos a potência das histórias como recurso pedagógico para fomentar esses sentidos necessários ao desenvolvimento da consciência intercultural crítica desde a infância. O estudo se desenvolveu por meio do método bibliográfico-documental, cuja abordagem explorou e analisou a leitura de histórias no livro Marcha Criança. As histórias trabalhadas com as crianças do Grupo 5 foram selecionadas em busca de respostas para compreender como a leitura de histórias possibilita desenvolver sentidos interculturais com as crianças na Educação Infantil. Durante a pesquisa, estivemos fundamentados por compreensões teóricas alinhadas aos fenômenos que circundam o objeto científico, a saber: sentidos interculturais em diálogo com Barbosa e Almeida (2022); perspectiva intercultural a partir das formulações de Mendes (2011) e Barros e Siqueira (2013); leitura no ensino de língua estrangeira na infância pela perspectiva de Oliveira e Almeida (2018) e Almeida e Oliveira (2024); leitura de histórias com as compreensões de Oliveira (2021). Os achados mostram que as histórias podem se impor como importante elemento mediador para ampliação de sentidos interculturais a partir de atitudes dialógicas com as crianças para exploração de seu conhecimento de mundo construído nas interações que estabelecem com as pessoas e com as leituras já realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fransigelma Lobo da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Especialista em Metodologia do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Graduada em Letras - Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB (2016). Já atuou como monitora do Projeto Universidade para Todos, UNEB (2018-2020). Atuou como membro do Conselho Municipal de Educação - Município Água Fria, BA (2018). Possui Experiência como Professora na Educação Básica ( Fundamental e Médio e EJA).

Risonete Lima de Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação/Universidade Federal da Bahia (2014). Mestre em Letras/Universidade Fedral da Bahia (2007), Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica pelo Centro de Estudos Pós-Graduação Olga Mettig e Graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1991). Graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Bahia (1990). Professora da Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação, Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Campus II-UNEB). Atuei como professora de Línguas Inglesa e Portuguesa na Educação Básica. Atuei como coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (MEC/UFBA) de 2012 a 2014 e professora orientadora de pesquisa até 2016, na condição de bolsista FNDE. Atuei como Professora e orientadora de pesquisa no Curso de Especialização em metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras da UNEB - Campus II. Coordenadora do Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia - Campus II. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas. Atuo nos segmentos: Ensino e Pesquisa de Línguas Inglesa e Portuguesa; Gêneros Textuais Orais e Escritos; Letramentos; Linguagens e Discursos; Formação de Professores (Linguagem e Educação); Metodologia e Didática do ensino de línguas; Pesquisa com crianças e sobre infâncias. 

Referências

ALMEIDA, Risonete Lima de; OLIVEIRA, Rosemary Lapa de. Atos de leituras em língua estrangeira nas infâncias: ressonâncias propositivas para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 138–152, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.17506. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17506. Acesso em: 7 ago. 2024.

BARBOSA, Joadisson de Souza; ALMEIDA, Risonete Lima de. Produção de HQ em língua inglesa: práticas interculturais e intertextuais na formação inicial do professor de língua inglesa. Anais [da] / XXVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB: valorização da ciência em defesa da vida. Salvador de 07 a 09 de novembro de 2022. Salvador: EDUNEB, 2022. p. 776-778. Disponível: https://drive.google.com/file/d/1WTv25QktpbevMbe-PgHypBGrkS_PlwMu/view. Acesso em: 7 ago. 2024.

BARROS, Kelly Santos. SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. Por um ensino intercultural de inglês como língua franca. Estudos linguísticos e literários, v. 5, n. 48, p. 5-39. jul- dez. 2013. Disponível em http://www.portalseer.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14536. Acesso em 07 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 23 junho. 2023

COELHO, Nely Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Editora Moderna, 2000.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni, São Paulo: Editora Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

COSSON, Rildo. Literatura: modos de ler na escola. Anais da XI Semana de Letras. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz & Terra, 2020.

MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007

MENDES, Edleise. O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. In: MENDES, E. (Org.). Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, p.139-158.

MORINO, Eliete Canesi; FARIA.Burgin. Marcha Criança Educação Infantil: língua inglesa. vol.1 Ed. Scipione, 2021.

MORINO, Eliete Canesi; FARIA. Burgin. Marcha Criança Educação Infantil: língua inglesa. vol.2 Ed. Scipione, 2021.

OLIVEIRA, Rosemary Lapa de; ALMEIDA, Risonete Lima de. O Papel da leitura no ensino de língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 8, n. 1, p. 26–39, 2018. DOI: 10.69969/revistababel.v8i1.4299. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4299. Acesso em: 8 ago. 2024.

OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Guia de Contação de História. Brasília: MEC/UNESCO, 2021. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/guia_de_contacao_de_historias.pdf. Acesso em: 8 ago. 2024.

Downloads

Publicado

26.09.2024

Como Citar

Lobo da Silva, F., & Lima de Almeida, R. (2024). Sentidos interculturais no ensino-aprendizagem de língua inglesa com leitura de histórias na educação infantil. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 3(2), 55–81. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/21126