Sentidos interculturais no ensino-aprendizagem de língua inglesa com leitura de histórias na educação infantil
Palavras-chave:
leitura de histórias, educação infantil, livro didático, sentidos interculturaisResumo
Essa pesquisa buscou compreensões sobre sentidos interculturais por meio de leitura de histórias no livro de língua inglesa da Educação Infantil. Para tanto, consideramos a potência das histórias como recurso pedagógico para fomentar esses sentidos necessários ao desenvolvimento da consciência intercultural crítica desde a infância. O estudo se desenvolveu por meio do método bibliográfico-documental, cuja abordagem explorou e analisou a leitura de histórias no livro Marcha Criança. As histórias trabalhadas com as crianças do Grupo 5 foram selecionadas em busca de respostas para compreender como a leitura de histórias possibilita desenvolver sentidos interculturais com as crianças na Educação Infantil. Durante a pesquisa, estivemos fundamentados por compreensões teóricas alinhadas aos fenômenos que circundam o objeto científico, a saber: sentidos interculturais em diálogo com Barbosa e Almeida (2022); perspectiva intercultural a partir das formulações de Mendes (2011) e Barros e Siqueira (2013); leitura no ensino de língua estrangeira na infância pela perspectiva de Oliveira e Almeida (2018) e Almeida e Oliveira (2024); leitura de histórias com as compreensões de Oliveira (2021). Os achados mostram que as histórias podem se impor como importante elemento mediador para ampliação de sentidos interculturais a partir de atitudes dialógicas com as crianças para exploração de seu conhecimento de mundo construído nas interações que estabelecem com as pessoas e com as leituras já realizadas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Risonete Lima de; OLIVEIRA, Rosemary Lapa de. Atos de leituras em língua estrangeira nas infâncias: ressonâncias propositivas para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 138–152, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.17506. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17506. Acesso em: 7 ago. 2024.
BARBOSA, Joadisson de Souza; ALMEIDA, Risonete Lima de. Produção de HQ em língua inglesa: práticas interculturais e intertextuais na formação inicial do professor de língua inglesa. Anais [da] / XXVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB: valorização da ciência em defesa da vida. Salvador de 07 a 09 de novembro de 2022. Salvador: EDUNEB, 2022. p. 776-778. Disponível: https://drive.google.com/file/d/1WTv25QktpbevMbe-PgHypBGrkS_PlwMu/view. Acesso em: 7 ago. 2024.
BARROS, Kelly Santos. SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. Por um ensino intercultural de inglês como língua franca. Estudos linguísticos e literários, v. 5, n. 48, p. 5-39. jul- dez. 2013. Disponível em http://www.portalseer.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14536. Acesso em 07 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 23 junho. 2023
COELHO, Nely Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Editora Moderna, 2000.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni, São Paulo: Editora Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
COSSON, Rildo. Literatura: modos de ler na escola. Anais da XI Semana de Letras. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz & Terra, 2020.
MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007
MENDES, Edleise. O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. In: MENDES, E. (Org.). Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, p.139-158.
MORINO, Eliete Canesi; FARIA.Burgin. Marcha Criança Educação Infantil: língua inglesa. vol.1 Ed. Scipione, 2021.
MORINO, Eliete Canesi; FARIA. Burgin. Marcha Criança Educação Infantil: língua inglesa. vol.2 Ed. Scipione, 2021.
OLIVEIRA, Rosemary Lapa de; ALMEIDA, Risonete Lima de. O Papel da leitura no ensino de língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 8, n. 1, p. 26–39, 2018. DOI: 10.69969/revistababel.v8i1.4299. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4299. Acesso em: 8 ago. 2024.
OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Guia de Contação de História. Brasília: MEC/UNESCO, 2021. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/guia_de_contacao_de_historias.pdf. Acesso em: 8 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fransigelma Lobo da Silva, Risonete Lima de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.