Edições anteriores

  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E ORALIDADES
    v. 3 n. 2 (2024)

    A Revista CHO – Contação de Histórias e Oralidades chega ao número 3 com essa edição que nos traz um olhar especial sobre o papel das oralidades na educação básica.

    Chegar a esse número da revista é um marco importante, pois, agora já temos o ISSN, quer dizer, Internacional Standard Serial Number, ou Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, que é um tipo de código utilizado para registro internacional de documentos periódicos, como jornais, revistas e trabalhos científicos. O material que recebe um código de ISSN tem uma frequência de publicação. Nós da CHO, estamos nos esforçando para oferecer ao público variado e interessado nas questões publicadas nesta revista uma periodicidade ao menos bianual seja ela diária, quinzenal, mensal, semestral ou anual.

    Também com esse número da revista, podemos pleitear indexação em bases de dados ou diretórios, nacionais ou estrangeiros. A indexação é um processo de representação da informação de conteúdo de documentos. Assim, muito em breve teremos indexadores. E, num futuro próximo, teremos a avaliação da revista para entrar no sistema qualis.

    Agradecemos a todas as pessoas que enviaram seus artigos e confiaram em nossa proposta. Agradecemos a todas as pessoas que acessaram e que acessarão os artigos. Garantimos que o material aqui apresentado é qualificado em termos de pesquisa e discussão científica. Aproveitamos para convidar velhos e novos autores e autoras a participarem e a todas as pessoas para lerem os textos que apresentamos sempre de forma bastante ética e criteriosa.

  • Revista  CHO - Contação de Histórias e Oralidade

    Fluxo contínuo
    v. 2 n. 1 (2024)

    A Revista CHO - Contação de Histórias e Oralidade chega ao seu segundo volume e traz, nesta edição, três ensaios encantadores e uma pesquisa que aproxima a contação de histórias da docência.

    O encanto das histórias contadas passa pelo caminho da literatura, pela contaçao de histórias em sala de aula e em espaços não formais. Seja onde for, provoca o encantamento do dizer, porque provoca imagens mentais, estimula o imaginário e fala a linguagem própria dos sentimentos e sensações: a metáfora.

    Seja através de pesquisas acadêmicas, de relatos de experiências de produção artística das poéticas orais, da ancestralidade ou de relatos de mediação para a contação de histórias, esse campo epistemológico vem se consolidando e esta revista tem a intenção de ampliar o campo de discussões a esse respeito, recebendo textos que oxigenem nossos conhecimentos sobre quem somos, por que somos como somos e como poderemos dizer. Tudo isso é possível através das histórias.

  • Revista  CHO - Contação de Histórias e Oralidade

    Fluxo Contínuo
    v. 1 n. 1 (2023)

    Nesta primeira edição da Revista CHO - Contação de Histórias e Oralidade, esperamos reunir textos que tenham como foco a oralidade, seja através das poéticas orais ou em outras formas de se apresentar.

    A oralidade tem sido tema de debate no campo acadêmico por muito tempo, porém ainda tem pouca inserção prática na vida acadêmica, embora ganhe as ruas, os palcos, as praças, os corredores das escolas. Nosso intuito é "ouvir" de quem dá a ela destaque o que se tem feito e dito e realizado onde quer que ela se encontre.

    Recebemos textos em formato de artigo, ensaios, relatos de experiências em fluxo contínuo...