Sentidos interculturais no ensino-aprendizagem de língua inglesa com leitura de histórias na educação infantil

Authors

Keywords:

early childhood education, textbook, intercultural meanings, story reading

Abstract

This research aimed to produce understandings about intercultural meanings through the reading of stories in the English language textbook for Early Childhood Education. For this purpose, we considered the power of the stories as a pedagogical resource to foster these meanings necessary for the development of critical intercultural awareness from early childhood. The study was developed through the bibliographic-documentary method, whose approach explored and analyzed the story reading in the textbook Marcha Criança. The stories worked on with the children in Group 5 were selected in search of answers to understand how story reading can develop intercultural meanings with children in Early Childhood Education. During the research, we were grounded in theoretical understandings aligned with the phenomena surrounding the scientific object, namely: intercultural meanings in dialogue with Barbosa and Almeida (2022); intercultural perspective based on the formulations of Mendes (2011) and Barros and Siqueira (2013); reading in foreign language teaching in childhood from the perspective of Oliveira and Almeida (2018) and Almeida and Oliveira (2024); story reading with the understandings of Oliveira (2021). The research findings show that the stories can become an important mediating element for expanding intercultural meanings through dialogical attitudes with children to explore their world knowledge, built in the interactions they establish with people and with the readings they have already done.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fransigelma Lobo da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Especialista em Metodologia do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Graduada em Letras - Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB (2016). Já atuou como monitora do Projeto Universidade para Todos, UNEB (2018-2020). Atuou como membro do Conselho Municipal de Educação - Município Água Fria, BA (2018). Possui Experiência como Professora na Educação Básica ( Fundamental e Médio e EJA).

Risonete Lima de Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação/Universidade Federal da Bahia (2014). Mestre em Letras/Universidade Fedral da Bahia (2007), Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica pelo Centro de Estudos Pós-Graduação Olga Mettig e Graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1991). Graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Bahia (1990). Professora da Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação, Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Campus II-UNEB). Atuei como professora de Línguas Inglesa e Portuguesa na Educação Básica. Atuei como coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (MEC/UFBA) de 2012 a 2014 e professora orientadora de pesquisa até 2016, na condição de bolsista FNDE. Atuei como Professora e orientadora de pesquisa no Curso de Especialização em metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras da UNEB - Campus II. Coordenadora do Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia - Campus II. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas. Atuo nos segmentos: Ensino e Pesquisa de Línguas Inglesa e Portuguesa; Gêneros Textuais Orais e Escritos; Letramentos; Linguagens e Discursos; Formação de Professores (Linguagem e Educação); Metodologia e Didática do ensino de línguas; Pesquisa com crianças e sobre infâncias. 

References

ALMEIDA, Risonete Lima de; OLIVEIRA, Rosemary Lapa de. Atos de leituras em língua estrangeira nas infâncias: ressonâncias propositivas para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 138–152, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.17506. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17506. Acesso em: 7 ago. 2024.

BARBOSA, Joadisson de Souza; ALMEIDA, Risonete Lima de. Produção de HQ em língua inglesa: práticas interculturais e intertextuais na formação inicial do professor de língua inglesa. Anais [da] / XXVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB: valorização da ciência em defesa da vida. Salvador de 07 a 09 de novembro de 2022. Salvador: EDUNEB, 2022. p. 776-778. Disponível: https://drive.google.com/file/d/1WTv25QktpbevMbe-PgHypBGrkS_PlwMu/view. Acesso em: 7 ago. 2024.

BARROS, Kelly Santos. SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. Por um ensino intercultural de inglês como língua franca. Estudos linguísticos e literários, v. 5, n. 48, p. 5-39. jul- dez. 2013. Disponível em http://www.portalseer.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14536. Acesso em 07 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 23 junho. 2023

COELHO, Nely Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Editora Moderna, 2000.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni, São Paulo: Editora Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

COSSON, Rildo. Literatura: modos de ler na escola. Anais da XI Semana de Letras. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz & Terra, 2020.

MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007

MENDES, Edleise. O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. In: MENDES, E. (Org.). Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, p.139-158.

MORINO, Eliete Canesi; FARIA.Burgin. Marcha Criança Educação Infantil: língua inglesa. vol.1 Ed. Scipione, 2021.

MORINO, Eliete Canesi; FARIA. Burgin. Marcha Criança Educação Infantil: língua inglesa. vol.2 Ed. Scipione, 2021.

OLIVEIRA, Rosemary Lapa de; ALMEIDA, Risonete Lima de. O Papel da leitura no ensino de língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 8, n. 1, p. 26–39, 2018. DOI: 10.69969/revistababel.v8i1.4299. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4299. Acesso em: 8 ago. 2024.

OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Guia de Contação de História. Brasília: MEC/UNESCO, 2021. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/guia_de_contacao_de_historias.pdf. Acesso em: 8 ago. 2024.

Published

2024-09-26

How to Cite

Lobo da Silva, F., & Lima de Almeida, R. (2024). Sentidos interculturais no ensino-aprendizagem de língua inglesa com leitura de histórias na educação infantil. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 3(2), 55–81. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/21126