Sentidos interculturais no ensino-aprendizagem de língua inglesa com leitura de histórias na educação infantil
Keywords:
early childhood education, textbook, intercultural meanings, story readingAbstract
This research aimed to produce understandings about intercultural meanings through the reading of stories in the English language textbook for Early Childhood Education. For this purpose, we considered the power of the stories as a pedagogical resource to foster these meanings necessary for the development of critical intercultural awareness from early childhood. The study was developed through the bibliographic-documentary method, whose approach explored and analyzed the story reading in the textbook Marcha Criança. The stories worked on with the children in Group 5 were selected in search of answers to understand how story reading can develop intercultural meanings with children in Early Childhood Education. During the research, we were grounded in theoretical understandings aligned with the phenomena surrounding the scientific object, namely: intercultural meanings in dialogue with Barbosa and Almeida (2022); intercultural perspective based on the formulations of Mendes (2011) and Barros and Siqueira (2013); reading in foreign language teaching in childhood from the perspective of Oliveira and Almeida (2018) and Almeida and Oliveira (2024); story reading with the understandings of Oliveira (2021). The research findings show that the stories can become an important mediating element for expanding intercultural meanings through dialogical attitudes with children to explore their world knowledge, built in the interactions they establish with people and with the readings they have already done.
Downloads
References
ALMEIDA, Risonete Lima de; OLIVEIRA, Rosemary Lapa de. Atos de leituras em língua estrangeira nas infâncias: ressonâncias propositivas para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 138–152, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.17506. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17506. Acesso em: 7 ago. 2024.
BARBOSA, Joadisson de Souza; ALMEIDA, Risonete Lima de. Produção de HQ em língua inglesa: práticas interculturais e intertextuais na formação inicial do professor de língua inglesa. Anais [da] / XXVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB: valorização da ciência em defesa da vida. Salvador de 07 a 09 de novembro de 2022. Salvador: EDUNEB, 2022. p. 776-778. Disponível: https://drive.google.com/file/d/1WTv25QktpbevMbe-PgHypBGrkS_PlwMu/view. Acesso em: 7 ago. 2024.
BARROS, Kelly Santos. SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. Por um ensino intercultural de inglês como língua franca. Estudos linguísticos e literários, v. 5, n. 48, p. 5-39. jul- dez. 2013. Disponível em http://www.portalseer.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14536. Acesso em 07 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 23 junho. 2023
COELHO, Nely Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Editora Moderna, 2000.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni, São Paulo: Editora Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
COSSON, Rildo. Literatura: modos de ler na escola. Anais da XI Semana de Letras. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz & Terra, 2020.
MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007
MENDES, Edleise. O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. In: MENDES, E. (Org.). Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, p.139-158.
MORINO, Eliete Canesi; FARIA.Burgin. Marcha Criança Educação Infantil: língua inglesa. vol.1 Ed. Scipione, 2021.
MORINO, Eliete Canesi; FARIA. Burgin. Marcha Criança Educação Infantil: língua inglesa. vol.2 Ed. Scipione, 2021.
OLIVEIRA, Rosemary Lapa de; ALMEIDA, Risonete Lima de. O Papel da leitura no ensino de língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 8, n. 1, p. 26–39, 2018. DOI: 10.69969/revistababel.v8i1.4299. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4299. Acesso em: 8 ago. 2024.
OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Guia de Contação de História. Brasília: MEC/UNESCO, 2021. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/guia_de_contacao_de_historias.pdf. Acesso em: 8 ago. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Fransigelma Lobo da Silva, Risonete Lima de Almeida
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.