Potencialidades educacionais do conto “A família feliz” de Andersen
proposições para o ensino de ecossistemas
Palavras-chave:
Conto, Potencialidades educacionais, EcossistemasResumo
O conto tem um significativo valor cultural formativo, no sentido de fazer circular os conhecimentos de um povo, mas também de entreter e fazer da linguagem um dispositivo lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho apresenta as diversas potencialidades, sobremaneira as de natureza educacional, presentes no conto A família feliz, de Hans Christian Andersen, indicando o seu enredo e personagens para, em seguida, as suas competências no ensino de ciências, notadamente dos temas relacionados aos ecossistemas. Metodologicamente, é realizada uma discussão do conto à luz dos aspectos circunscritos no campo das Ciências da Natureza, e também daqueles que permitem discutir o tema em perspectiva integrativa, o que inclui o diálogo com outras áreas, inclusive as humanidades. Por fim, enquanto resultados da discussão, reiteram-se as potencialidades do conto inscritas em práticas pedagógicas e formativas que podem contribuir para a elaboração de experiências e saberes, para o usufruto da sua estética e para a interação que a contação pode promover.
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