Potencialidades educacionais do conto “A família feliz” de Andersen

proposições para o ensino de ecossistemas

Autores

Palavras-chave:

Conto, Potencialidades educacionais, Ecossistemas

Resumo

O conto tem um significativo valor cultural formativo, no sentido de fazer circular os conhecimentos de um povo, mas também de entreter e fazer da linguagem um dispositivo lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho apresenta as diversas potencialidades, sobremaneira as de natureza educacional, presentes no conto A família feliz, de Hans Christian Andersen, indicando o seu enredo e personagens para, em seguida, as suas competências no ensino de ciências, notadamente dos temas relacionados aos ecossistemas. Metodologicamente, é realizada uma discussão do conto à luz dos aspectos circunscritos no campo das Ciências da Natureza, e também daqueles que permitem discutir o tema em perspectiva integrativa, o que inclui o diálogo com outras áreas, inclusive as humanidades. Por fim, enquanto resultados da discussão, reiteram-se as potencialidades do conto inscritas em práticas pedagógicas e formativas que podem contribuir para a elaboração de experiências e saberes, para o usufruto da sua estética e para a interação que a contação pode promover.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, Universidade Federal da Bahia/Mestrando

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bacharel em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Psicanalista (Escola de Formação- NAPSI). Psicólogo. Professor da rede de educação básica do Estado da Bahia no município de Salvador. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH) vinculado à UNEB.

Tiago Santos Sampaio, Universidade do Estado da Bahia/Professor

Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior pela UNEB e Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor do curso de Comunicação Social da UNEB (Campus XIV) desde 2009, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na gestão universitária, atuou na Coordenação de Colegiado, como Assessor de Comunicação da UNEB e Assessor da Reitoria. Suas áreas de atuação concentram-se em Gestão do Conhecimento e da Comunicação; Teorias da Comunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais, Políticas de Comunicação e Comunicação Comunitária.

Amanda Maria Nascimento Gomes, Universidade do Estado da Bahia/Professora

Amanda Maria Nascimento Gomes, graduou-se em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Espanhol na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É especialista em:" Leitura , Interpretação e Produção de Texto" pela Faculdade do Sul . Atualmente é Professora Auxiliar de Língua Portuguesa, Produção de Texto na Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XV - Valença no Curso de Pedagogia. Foi professora do Curso de Letras no Campus XXIII ( 2009-2016). Coordenou o Projeto de Extensão "Estratégias de Leitura e Interpretação para a Compreensão do Texto ". Em 2021 organizou e publicou ( e-Book e livro impresso) a Coletânea" Em Tempos de Pandemia um Olhar para Poesia da Vida!", a qual reuniu 54 autores da Chapada Diamantina , Recôncavo ao Baixo sul da Bahia que participaram do Curso de Extensão Online de mesmo nome coordenado por ela em 2020. Participou de quinze coletâneas de poemas e crônicas, organizou duas de poesias e é autora independente de um livro . A professora tem como objetivo pesquisar na Pós-Graduação O letramento literário na formação docente. Cursa o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Estudo da Linguagens ( Linha 1 - Literatura) na Universidade do Estado da Bahia. É do Grupo de Pesquisa: LEALLL - Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Linguística e Literatura - UNEB Coordenado pelo Prof. Dr. Oton Magno dos Santos. 

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1991.

ANDERSEN, Hans Christian. A Família Feliz. In: ANDERSEN, Hans Christian. Contos de Fadas de Andersen. Vol. 1. Tradução de Karla Lima. Jandira, São Paulo: Principis, 2020.

BARRET, Gary W.; ODUM, Eugene P. Fundamentos de Ecologia. 5. ed. Tradução Pégasus Sistemas e Soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

BELINTANE, Claudemir. Da corporalidade lúdica à leitura significativa: subsídios para a formação de professores. São Paulo: Scortecci, 2017.

BENJAMIN, Walter. O contador de histórias: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. A arte de contar histórias. Tradução de Georg Otte, Marcelo Backes e Patrícia Lavelle. São Paulo: Hedra, 2018.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/Piseagrama, 2023.

BOURDIEU, Pierre. O baile dos celibatários: crise da sociedade camponesa no Béarn. Tradução, apresentação e notas de Carolina Pulici. São Paulo: Editora Unifesp, 2021.

BUSATTO, Cléo. Cantar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 8. ed. Petrópolis, RJ: 2012.

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 8. ed. São Paulo: Global, 2000.

COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1986.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos – mitos – arquétipos. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2012.

GODEFROID, Rodrigo Santiago. Ecologia de sistemas. Curitiba: InterSaberes, 2016.

GOMES, Lenice. Cantares e contares: brincadeiras faldas: a arte de contar histórias e as brincadeiras faladas. In: MORAES, Fabiano; GOMES, Lenice (Orgs.) A arte de encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares. São Paulo: Cortez, 2012.

HAMPATÉ BÂ, Amadou. A tradição viva. In: UNESCO. História geral da África, I: metodologia e pré-história. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2010.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Pesquisa e Organização: Rita Carelli. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b.

LÖWY, Michael. O que é ecossocialismo? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

MATOS, Gislayne Avelar; SORSY, Inno. O ofício do contador de histórias: perguntas e respostas, exercícios práticos e um repertório para encantar. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

MAZZAROTTO, Angelo Augusto Valles de Sá; SILVA, Rodrigo de Cássio da Silva. Gestão da sustentabilidade urbana: leis, princípios e reflexões. Curitiba: InterSaberes, 2017.

RIBEIRO, Ruth Marina Lemos; MARTINS, Isabel. O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de física. Ciências & Educação, v. 13, n. 3, p. 293-309, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000300002. Acesso em: 02 ago. 2024.

RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza. 5. ed. Tradução de Pedro P. de Lima-e-Silva e Patrícia Mousinho. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

ROSA JÚNIOR, Paulo Ailton Ferreira da; THIES, Vania Grim. Em busca dos contos de fadas na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260083. Acesso em: 02 ago. 2024.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2017.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Tradução de Luiz Fernando Cardoso. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

YUNES, Eliana. Contar para ler: a arte de contar histórias e as práticas de leitura. In: MORAES, Fabiano; GOMES, Lenice (Orgs.) A arte de encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares. São Paulo: Cortez, 2012.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Tradução de Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZURRA, Raiziana Mary de Oliveira et al. Narrativas populares: alternativa didática ao ensino de ciência. Rev. ARETÉ, Manaus, v. 8, n. 16, p. 90-103, 2015. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/170. Acesso em: 02 ago. 2024.

Downloads

Publicado

26.09.2024

Como Citar

Carneiro do Carmo Rodrigues, A., Santos Sampaio, T., & Maria Nascimento Gomes, A. (2024). Potencialidades educacionais do conto “A família feliz” de Andersen: proposições para o ensino de ecossistemas. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 3(2), 35–54. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/20994

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)