Poesia para crianças?

Autores

Palavras-chave:

poesia, infância, desenvolvimento cognitivo, criatividade, empatia, currículo educacional

Resumo

Este artigo explora a relação intrínseca entre a poesia e a infância, argumentando que a poesia desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças. Através de uma análise detalhada, reflete-se como a poesia, enquanto ferramenta educacional poderosa, pode facilitar a aprendizagem, estimular a criatividade e promover a empatia entre os jovens leitores. Defende-se a integração da poesia no currículo educacional como estratégia essencial para enriquecer a experiência educativa das crianças, sublinhando a sua importância na formação de indivíduos mais sensíveis e conscientes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio De abreu pestana dos Santos, SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

Mestre e Doutor em Educação

Referências

BASTOS, Glória. Literatura infantil e juvenil. Lisboa: Universidade Aberta, 1999

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

DEBUS, Eliane Santana Dias; CINTRA, Simone Cristiane Silveira. Literatura infantil e prática educativa: fruição e criação poética de educadores e crianças. In: Semana Antonieta de Barros: Literatura E Ensino Na Educação Básica, 2, 2012, Florianópolis. Anais. Florianópolis: LF, 2012. v. 1. p. 154-178.

LARROSA, J. (2015a). Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas (A. Veiga-Neto, Trad.). Belo Horizonte: Autêntica. (Original publicado em 1998).

LINABERGER, Mara. Poetry top 10: a foolproof formula for teaching poetry. The Reading Teacher, v. 58, n. 4, p. 366-372, dec./jan. 2004.

PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. 2 ed. João Pessoa: Ideia, 2002.

KOHAN, W. O. (2005). Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica.

RIBEIRO, João Manuel de Oliveira. A poesia no primeiro ciclo do ensino básico: das orientações curriculares às decisões docentes. 173 f. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2009.

VAZ, A. F. Jogo e arte, arte em jogo: experiência estética na infância. (texto não publicado, de circulação restrita). 2017, s./p.

Downloads

Publicado

26.09.2024

Como Citar

Santos, D. M. A. D. abreu pestana dos. (2024). Poesia para crianças?. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 3(2), 10–23. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/20165