Poesia para crianças?
Palabras clave:
poesia, infância, desenvolvimento cognitivo, criatividade, empatia, currículo educacionalResumen
Este artigo explora a relação intrínseca entre a poesia e a infância, argumentando que a poesia desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças. Através de uma análise detalhada, reflete-se como a poesia, enquanto ferramenta educacional poderosa, pode facilitar a aprendizagem, estimular a criatividade e promover a empatia entre os jovens leitores. Defende-se a integração da poesia no currículo educacional como estratégia essencial para enriquecer a experiência educativa das crianças, sublinhando a sua importância na formação de indivíduos mais sensíveis e conscientes.
Descargas
Citas
BASTOS, Glória. Literatura infantil e juvenil. Lisboa: Universidade Aberta, 1999
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.
DEBUS, Eliane Santana Dias; CINTRA, Simone Cristiane Silveira. Literatura infantil e prática educativa: fruição e criação poética de educadores e crianças. In: Semana Antonieta de Barros: Literatura E Ensino Na Educação Básica, 2, 2012, Florianópolis. Anais. Florianópolis: LF, 2012. v. 1. p. 154-178.
LARROSA, J. (2015a). Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas (A. Veiga-Neto, Trad.). Belo Horizonte: Autêntica. (Original publicado em 1998).
LINABERGER, Mara. Poetry top 10: a foolproof formula for teaching poetry. The Reading Teacher, v. 58, n. 4, p. 366-372, dec./jan. 2004.
PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. 2 ed. João Pessoa: Ideia, 2002.
KOHAN, W. O. (2005). Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica.
RIBEIRO, João Manuel de Oliveira. A poesia no primeiro ciclo do ensino básico: das orientações curriculares às decisões docentes. 173 f. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2009.
VAZ, A. F. Jogo e arte, arte em jogo: experiência estética na infância. (texto não publicado, de circulação restrita). 2017, s./p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Douglas Manoel Antonio De abreu pestana dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.