LEITORES E LEITURAS

Um livro e muitas leituras alfabetizar, letrar, enleiturar

Autores

Palavras-chave:

Enleituramento, Alfabetização, Letramento

Resumo

O presente trabalho relata a experiência de enleituramento desenvolvida através de um projeto pedagógico em uma escola da Rede de Educação Pública Municipal de Salvador. O embasamento teórico perpassa pelos conceitos de enleituramento de Oliveira e de alfabetização e letramento de Magda Soares, relacionando-os com o efeito positivo da literatura na vida dos estudantes. Considera o processo de alfabetização como constituído de três interfaces, que são conectadas ao longo da experiência ora explicitada. Inicialmente, apresenta um breve relato acerca da formação leitora da autora, dos elos estabelecidos com a educação pública e com a literatura. Em seguida, discorre as reflexões teórico metodológicas, para então detalhar o projeto enquanto proposta formativa de sujeitos leitores.

PALAVRAS-CHAVE: Enleituramento. Alfabetização. Letramento.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

CHARTIER, Roger. O leitor entre limitações e liberdade. In: CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Campinas, SP: Editores associados, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KLEIMAN, Ângela. A concepção escolar da leitura. In: KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura. Teoria e Prática. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2004.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. São Paulo: contexto, 2019.

OLIVEIRA, Rosemary Lapa. A constituição do sujeito leitor através do enleituramento. Linha Mestra. n. 24. Jan./Jul. 2014. Disponível em: <https://www.academia.edu/7929834/A_CONSTITUI%C3%87%C3%83O_DO_SUJEITO_LEITOR_ATRAV%C3%89S_DO_ENLEITURAMENTO_-_Revista_Linha_Mestra_-_artigo_apresentado_no_19o_COLE>

OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Pedagogia da Rebeldia e do Enleituramento. Curitiba: Appris Editora, 2019.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOUZA, Ana A. Arguelho de. Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 2017. E-book.

Downloads

Publicado

28.11.2023

Como Citar

Alves Silva, J. (2023). LEITORES E LEITURAS: Um livro e muitas leituras alfabetizar, letrar, enleiturar. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 1(1), 96–112. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/17992

Edição

Seção

Relato de Experiência