LEITORES E LEITURAS
Um livro e muitas leituras alfabetizar, letrar, enleiturar
Keywords:
Enleituramento, Alphabetization, LiteracyAbstract
ABSTRACT: This paper reports the experience of “enleituramento” developed as a pedagogical project in a public school in Salvador City. The theoretical background considers the concepts of Enleituramento from Oliveira and Alphabetization and Literacy from Magda Soares, associated with the positive effect literature causes in students life. It considers the literacy process as constituted of three interfaces which were conected along the experience of the reported pedagogical project. In the first part, the article shows a short description about the Reader formation of its author, which connects her to public school and literature. Then, the theoretical background is discussed, followed by the description of the project steps as a real reader formative proposal.
KEYWORDS: Enleituramento. Alphabetization. Literacy.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Eliana. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.
CHARTIER, Roger. O leitor entre limitações e liberdade. In: CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Campinas, SP: Editores associados, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KLEIMAN, Ângela. A concepção escolar da leitura. In: KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura. Teoria e Prática. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2004.
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. São Paulo: contexto, 2019.
OLIVEIRA, Rosemary Lapa. A constituição do sujeito leitor através do enleituramento. Linha Mestra. n. 24. Jan./Jul. 2014. Disponível em: <https://www.academia.edu/7929834/A_CONSTITUI%C3%87%C3%83O_DO_SUJEITO_LEITOR_ATRAV%C3%89S_DO_ENLEITURAMENTO_-_Revista_Linha_Mestra_-_artigo_apresentado_no_19o_COLE>
OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Pedagogia da Rebeldia e do Enleituramento. Curitiba: Appris Editora, 2019.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOUZA, Ana A. Arguelho de. Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 2017. E-book.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Contação de Histórias e Oralidades - CHO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.