LEITORES E LEITURAS

Um livro e muitas leituras alfabetizar, letrar, enleiturar

Autores/as

Palabras clave:

Enleituramento, Alfabetização, Letramento

Resumen

O presente trabalho relata a experiência de enleituramento desenvolvida através de um projeto pedagógico em uma escola da Rede de Educação Pública Municipal de Salvador. O embasamento teórico perpassa pelos conceitos de enleituramento de Oliveira e de alfabetização e letramento de Magda Soares, relacionando-os com o efeito positivo da literatura na vida dos estudantes. Considera o processo de alfabetização como constituído de três interfaces, que são conectadas ao longo da experiência ora explicitada. Inicialmente, apresenta um breve relato acerca da formação leitora da autora, dos elos estabelecidos com a educação pública e com a literatura. Em seguida, discorre as reflexões teórico metodológicas, para então detalhar o projeto enquanto proposta formativa de sujeitos leitores.

PALAVRAS-CHAVE: Enleituramento. Alfabetização. Letramento.

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALBUQUERQUE, Eliana. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

CHARTIER, Roger. O leitor entre limitações e liberdade. In: CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Campinas, SP: Editores associados, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KLEIMAN, Ângela. A concepção escolar da leitura. In: KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura. Teoria e Prática. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2004.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. São Paulo: contexto, 2019.

OLIVEIRA, Rosemary Lapa. A constituição do sujeito leitor através do enleituramento. Linha Mestra. n. 24. Jan./Jul. 2014. Disponível em: <https://www.academia.edu/7929834/A_CONSTITUI%C3%87%C3%83O_DO_SUJEITO_LEITOR_ATRAV%C3%89S_DO_ENLEITURAMENTO_-_Revista_Linha_Mestra_-_artigo_apresentado_no_19o_COLE>

OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Pedagogia da Rebeldia e do Enleituramento. Curitiba: Appris Editora, 2019.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOUZA, Ana A. Arguelho de. Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 2017. E-book.

Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Alves Silva, J. (2023). LEITORES E LEITURAS: Um livro e muitas leituras alfabetizar, letrar, enleiturar. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 1(1), 96–112. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/17992

Número

Sección

Informe de experiencia