LEITORES E LEITURAS
Um livro e muitas leituras alfabetizar, letrar, enleiturar
Palavras-chave:
Enleituramento, Alfabetização, LetramentoResumo
O presente trabalho relata a experiência de enleituramento desenvolvida através de um projeto pedagógico em uma escola da Rede de Educação Pública Municipal de Salvador. O embasamento teórico perpassa pelos conceitos de enleituramento de Oliveira e de alfabetização e letramento de Magda Soares, relacionando-os com o efeito positivo da literatura na vida dos estudantes. Considera o processo de alfabetização como constituído de três interfaces, que são conectadas ao longo da experiência ora explicitada. Inicialmente, apresenta um breve relato acerca da formação leitora da autora, dos elos estabelecidos com a educação pública e com a literatura. Em seguida, discorre as reflexões teórico metodológicas, para então detalhar o projeto enquanto proposta formativa de sujeitos leitores.
PALAVRAS-CHAVE: Enleituramento. Alfabetização. Letramento.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Eliana. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.
CHARTIER, Roger. O leitor entre limitações e liberdade. In: CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Campinas, SP: Editores associados, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KLEIMAN, Ângela. A concepção escolar da leitura. In: KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura. Teoria e Prática. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2004.
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. São Paulo: contexto, 2019.
OLIVEIRA, Rosemary Lapa. A constituição do sujeito leitor através do enleituramento. Linha Mestra. n. 24. Jan./Jul. 2014. Disponível em: <https://www.academia.edu/7929834/A_CONSTITUI%C3%87%C3%83O_DO_SUJEITO_LEITOR_ATRAV%C3%89S_DO_ENLEITURAMENTO_-_Revista_Linha_Mestra_-_artigo_apresentado_no_19o_COLE>
OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Pedagogia da Rebeldia e do Enleituramento. Curitiba: Appris Editora, 2019.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOUZA, Ana A. Arguelho de. Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 2017. E-book.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Contação de Histórias e Oralidades - CHO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.