PENSE FORA DO LIXO – Um projeto de Robótica Educacional com Sucata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52302/renove.vol3.n4.a20184

Resumo

Esse texto trata-se de um relato de experiência que objetivou descrever e analisar o Projeto Pense Fora do Lixo como uma proposta para desenvolver Robótica Educacional com Sucata, na escola com materiais não estruturados e lixo eletrônico, com estudantes do Ensino Fundamental 2, sexto e sétimo anos. O objetivo do projeto em questão foi desenvolver habilidades e competências relacionadas aos três pilares da robótica: computação, elétrica/eletrônica e mecânica, bem como conhecimentos acerca dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nos ODS 11 e 12, respectivamente, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Conscientes. A metodologia aplicada envolveu etapas de coleta de e-lixo, desmontagem, reconhecimento de componentes e construção de protótipos, empregando uma abordagem de aprendizado baseado em projetos. Os resultados demonstraram um aumento na consciência ecológica dos estudantes, melhorias significativas em habilidades de engenharia e colaboração, além de uma maior integração da comunidade escolar nas práticas de reciclagem. A metodologia aplicada envolveu etapas de coleta de e-lixo, desmontagem, reconhecimento de componentes e construção de protótipos, empregando uma abordagem de aprendizado baseado em projetos. Os resultados demonstraram um aumento na consciência ecológica dos estudantes, melhorias significativas em habilidades de engenharia e colaboração, além de uma maior integração da comunidade escolar nas práticas de reciclagem. Nesse sentido, consideramos o projeto com potencial para promover a inclusão e integração da Robótica Educacional de Baixo Custo nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Railane Costa Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexão de Saberes - Observatório Para o Uso Racional da Água em Comunidade de Interesse Social do Departamento de Engenharia Ambiental / UFBA - (2010-2012). Atuou como monitora voluntária do Programa Mais Educação - MEC (2013). Foi bolsista dos Projetos Especiais, atuando no Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE) da UFBA (2013-2016). Foi Educadora do município de Lauro de Freitas-BA (2015-2017). Tem interesse na área da Educação Especial e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2024-12-30