PENSE FORA DO LIXO – Um projeto de Robótica Educacional com Sucata
DOI:
https://doi.org/10.52302/renove.vol3.n4.a20184Resumo
Esse texto trata-se de um relato de experiência que objetivou descrever e analisar o Projeto Pense Fora do Lixo como uma proposta para desenvolver Robótica Educacional com Sucata, na escola com materiais não estruturados e lixo eletrônico, com estudantes do Ensino Fundamental 2, sexto e sétimo anos. O objetivo do projeto em questão foi desenvolver habilidades e competências relacionadas aos três pilares da robótica: computação, elétrica/eletrônica e mecânica, bem como conhecimentos acerca dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nos ODS 11 e 12, respectivamente, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Conscientes. A metodologia aplicada envolveu etapas de coleta de e-lixo, desmontagem, reconhecimento de componentes e construção de protótipos, empregando uma abordagem de aprendizado baseado em projetos. Os resultados demonstraram um aumento na consciência ecológica dos estudantes, melhorias significativas em habilidades de engenharia e colaboração, além de uma maior integração da comunidade escolar nas práticas de reciclagem. A metodologia aplicada envolveu etapas de coleta de e-lixo, desmontagem, reconhecimento de componentes e construção de protótipos, empregando uma abordagem de aprendizado baseado em projetos. Os resultados demonstraram um aumento na consciência ecológica dos estudantes, melhorias significativas em habilidades de engenharia e colaboração, além de uma maior integração da comunidade escolar nas práticas de reciclagem. Nesse sentido, consideramos o projeto com potencial para promover a inclusão e integração da Robótica Educacional de Baixo Custo nas escolas.
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