A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA AS PRÁTICAS CURRICULARES DA EJA/PROEJA: OLHARES E REFLEXÕES SOBRE A POTENCIALIDADE QUE SE APRESENTA PARA ESSA MODALIDADE DE ENSINO.

Autores

  • Helenice Silva São Thiago UNEB/MPEJA
  • José Wilson Siqueira São Thiago UNEB/MPEJA
  • Amilton Alves de Souza UNEB

DOI:

https://doi.org/10.52302/renove.vol3.n4.a20134

Resumo

RESUMO:  Este artigo pretende tecer reflexões sobre a contribuição das tecnologias digitais para as práticas curriculares da EJA/PROEJA:olhares e reflexões sobre a potencialidade que se apresenta para essa modalidade, com o objetivo de averiguar o que as tecnologias digitais podem oferecer no dinamismo relacional das práticas pedagógicas contribuindo assim para um melhor aprendizado  entre os interagentes, partícipes do ambiente escolar,trazendo à tona problematizações como buscar melhorar a percepção quanto ao uso desses aparatos que se encontram como partes integrantes, nos cenários da vida humana cotidiana e como o currículo ofertado pela rede e suas interrelações com esse mundo digital que o  potencializa, permitindo ampliação das possibilidades pedagógicas nas práticas e experimentações docentes e no auxílio à construção de uma autonomia com posturas colaborativas e intencionais dos  sujeitos que frequentam a escola pública. No  que tange a metodologia, do ponto de vista da sua natureza, a presente pesquisa pode ser tida como básica. Do ponto de vista dos objetivos este trabalho é exploratório e apresenta, quanto ao procedimento técnico, empregou-se  o viés bibliográfico. Por fim, o método científico utilizado foi o hipotético dedutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helenice Silva São Thiago, UNEB/MPEJA

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL. Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia pela UFBA. Graduanda do curso de Licenciatura em Computação com a intenção de se capacitar nas tecnologias digitais emergentes. Atuou de 2000 até 2017 como professora de matemática e física, Ensino Médio e na EJA. Atua no curso técnico de Administração modalidade PROEJA como professora de matérias técnicas, incluindo orientação para o TCC, lecionou matemática aplicada nos cursos de Enfermagem e Análises clínicas na modalidade de ensino PROEJA no Centro Educacional Edgard Santos. Especialista em: Educação Matemática; Matemática: Subsídios para o Ensino Fundamental e Médio; Educação Inclusiva e Diversidade; Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional Integrada à EJA.

José Wilson Siqueira São Thiago, UNEB/MPEJA

Mestrando no Mestrado Profissional da Educação de Jovens e Adultos. Formado em Eletrônica Industrial. Graduado em Matemática pela Universidade Católica de Salvador (UCSal). Especialista em Educação Matemática e Subsídios para o Ensino Médio e Fundamental. Formações complementares em: Práticas Pedagógicas para Melhoria da Qualidade do Ensino e da Aprendizagem pela (UnB).Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais ; Administração e Empreendedorismo Social ; Sistemas Fotovoltaicos ; Automação e Robótica . Atua como professor de Matemática, Física e Informática no Ensino Básico, além de lecionar disciplinas no curso de Administração, modalidade PROEJA, na rede Estadual de Ensino da Bahia. Atualmente, é professor do curso Técnico em Administração PROEJA . Colabora com o site Recanto das Letras, onde publica trabalhos literários voltados ao público infantojuvenil. Também é autor dos livros "O Vale Esquecido", pela editora Palavra é Arte, e "A Ilha dos Loucos", pela editora Pagina.

Amilton Alves de Souza, UNEB

Doutor pela Universidade Federal da Bahia, através do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento - PPGDC (2023). Mestre em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA, pela Universidade do Estado da Bahia. Pós-Graduado em Educação Especial Inclusiva pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018). Especialista em Gestão e Tutoria na EAD pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2013). Especialista em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2010). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador - FTC (2010). Graduado em Educação Especial pela Prominas (2018). Graduado em Letras, Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2008). Atuo como: Professor, no curso de Licenciatura em Pedagogia, oferecido pela Faculdade Santíssimo Sacramento. Servidor Público do Estado da Bahia: Coordenador Pedagógico. Tenho experiência nas áreas de Letramentos, Educação, Coordenação Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Tutoria, EAD, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professor, Gestão Escolar e Educacional; Coordenação Pedagógica, Tutoria e Consultoria em Projetos e Programas Educacionais.

Downloads

Publicado

2024-12-30