Educação e Pensamento Decolonial
reflexões sobre a importância da construção de novas narrativas epistemológicas para formação acadêmica de alunos, professores e pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.52302/renove.vol2.n3.a19557Palavras-chave:
educação, epistemologia decolonial, história e memóriaResumo
O presente texto trata de um estudo temático versando sobre educação decolonial, e tem por objetivo refletir sobre a influência epistemológica de carater eurocentrado da história da educação no contexto brasileiro, e a importância da construção de novas narrativas epístemológicas, a partir de uma revisão crítica dos fatos históricos, que contribuam para o continuo processo de aprimoramento formativo acadêmico de discentes, docentes e pesquisadores, voltado para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de educação e trabalho de pesquisas numa perspectiva decolonial. O processo metodológico consistiu na sistematização da revisão da literatura, trazendo a discussão os principais aspectos dos conteúdos de temas relacionados ao contexto da formação histórica da educação no Brasil, que fundamentaram os textos temáticos estudados e analisados criticamente, seguidos dos comentários e reflexões pertinentes, considerados relevantes para compreensão dos temas tratados. Num segundo momento, ampliou-se a discussão para o campo da problemática mais específica do interesse desse estudo, voltado para a necesidade de desenvolvimento de uma proposta epistemológica e pedagógica de educação decolonial. Nesse sentido, constatou-se que os estudos apontaram para urgente necessidade de ampliar esse debate nos vários ambientes de interação (Social, profissional, acadêmico, familiar etc.), visando criar novas possibilidades de narrativas epistemológicas, fundamentadas no rico conteúdo cultural da memória dos povos originários e escravizados, explorando e enaltecendo esses legados, a fim de trazer para centralidade esses elementos constitutivos dessa cosmovisão no âmbito de todo processo educativo, social e cultural brasileiro, para tentar superar essa estrutura da memória do pensamento epistmológico eurocentrado dominante. Palavras-chave: educação; epistemologia decolonial; história e memória.
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