Cultura como um operador nas escolhas metodológicas na educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19547

Palavras-chave:

Cultura. Metodologia de Ensino. Matemática. Pedagogos. Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso sobre as influências que a cultura exerce sobre as escolhas metodológicas de uma professora pedagoga ao desenvolver sua prática nos primeiros anos da escola. Para isso, tomamos como contexto a prática docente nos primeiros anos, prestando especial atenção ao ensino de Matemática nos primeiros anos. Para acessar as escolhas metodológicas do professor da matéria desta pesquisa, foi utilizada como fonte de informação uma entrevista semiestruturada, a partir da qual se geraram dados de análise através da análise discursiva na perspectiva francesa. Como resultado deste estudo, percebemos que houve presença do operador cultural nas escolhas metodológicas realizadas pelas docentes, principalmente associado à emoção e elementos de seu relato. Além disso, a emotividade foi percebida como um elemento intrínseco da tríade emoção/qualidade do ensino/escolha do método. O presente trabalho abriu uma porta para estudos relacionados às opções metodológicas dos docentes pedagógicos nos primeiros anos do ensino fundamental, bem como para a compreensão de que a cultura pode ser um operador essencial no processo de ensino.

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Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio De abreu pestana dos Santos, SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

Membro da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade USP/IEA. Sócio(a) da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

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Publicado

08-04-2024

Como Citar

Santos, D. M. A. D. abreu pestana dos. (2024). Cultura como um operador nas escolhas metodológicas na educação matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202406. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19547