Implicações da postura crítica do professor de língua inglesa para a formação do aluno crítico-reflexivo

Auteurs-es

  • Cleise Rodrigues Mendes Universidade do Estado da Bahia
  • Lucielen Porfírio Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.69969/revistababel.v3i2.974

Mots-clés :

Postura crítica, Educador de língua inglesa, Consciência crítica, Aluno reflexivo

Résumé

Acerca das reflexões sobre a atuação do professor em sala de aula e os reflexos advindos de sua prática, o presente trabalho busca discutir as implicações da postura crítica do professor de Língua Inglesa para a formação do aluno crítico-reflexivo. Discute-se um processo de ensino/aprendizagem que possibilite o educando construir seu próprio conhecimento. O trabalho proposto poderá contribuir para as reflexões quanto ao tema, que se tornará relevante para possíveis intervenções necessárias a respeito da educação que segundo Freire (1983), deve ser promovida tendo em vista os aspectos políticos e sociais que interferem diretamente na construção de um novo modelo educacional. A pesquisa tem caráter qualitativo/ investigativo de natureza bibliográfica, com pesquisas nas áreas de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LEFFA, 2001; 2006; 2012; ALMEIDA FILHO, 2007; MOITA LOPES, 1996; SIQUEIRA, 2009; 2010; 2012); autores que descrevem o cenário de expansão mundial da Língua Inglesa, os desafios e a relevância decorrente dessa realidade para o contexto educacional (CRYSTAL, 2005; RAJAGOPALAN, 2005; 2010; LEFFA, 2001; 2006; 2012; ALMEIDA FILHO, 2007; MOITA LOPES, 1996; SIQUEIRA, 2009; 2010; 2012; VIEIRA, 2010); pressupostos teóricos sobre a postura crítica do educador de língua inglesa (FREIRE 1989; 1996; 2001; DEMO, 2006; PERRENOUD, 2002; SIQUEIRA, 2009; 2010; 2012; LUCKESI, 1985); e que abordam sobre as principais características que compõem o perfil do professor que contribui para a exploração da consciência crítica de seus aprendizes. A questão norteadora desse estudo responde de que maneira a postura crítica do professor de língua inglesa pode contribuir para a formação do aluno crítico-reflexivo. Colabora de modo autêntico e significativo para as reflexões/ações dos profissionais de educação, mais especificamente para os professores de Língua Inglesa, que se empenham por alcançar o perfil adequado para uma atuação em sala de aula, que possibilite a formação da consciência crítica-reflexiva dos educandos.

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Publié-e

2013-12-30

Comment citer

MENDES, C. R.; PORFÍRIO, L. Implicações da postura crítica do professor de língua inglesa para a formação do aluno crítico-reflexivo. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 3, n. 2, p. 1–2, 2013. DOI: 10.69969/revistababel.v3i2.974. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/974. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

RESUMOS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO