O Bilíngue-inglês nos Programas de Pós-Graduação em educação no Brasil e na Colômbia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.69969/revistababel.v12i.14095

Mots-clés :

Educação básica, Ensino fundamental, Bilinguismo

Résumé

A educação bilíngue tornou-se fenômeno emergente na sociedade globalizada e no campo da educação brasileira. Este artigo objetiva identificar e analisar os estudos sobre a educação bilíngue-inglês no Brasil e na Colômbia, encontrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – (BDTD) e, em repositórios de Instituições de Educação Superior colombiana. De caráter bibliográfico, a revisão de literatura analisou, qualitativamente, a produção acadêmica, de modo atemporal, no Brasil e na Colômbia. De um total de 167 dissertação e 63 teses identificou-se dois estudos que tratavam do ensino e da aprendizagem em inglês como segunda língua, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam poucos trabalhos na área da educação, ressaltando que a educação bilíngue é demanda emergente no campo da pesquisa nos Programas de Pós-Graduação em Educação para tecer contribuições às escolas de Educação Básica no Brasil e na Colômbia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CAVALCANTI, M. Estudos sobre educação bilíngue e escolarização em contextos de minorias linguísticas no Brasil. D.E.L.T.A., v. 15, n. Especial, p. 385-417, 1999.

CRYSTAL, D. English: a status report. Spotlight. September, 2011. p. 28-33. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2021.

GARCÍA, O. Bilingual Education in the 21st Century: a global perspective. MA, USA, Wiley-Blackwell, 2009.

GERES. Grupo de Estudos Relacionados aos Estudantes. Disponível em: http://pesquisageres.blogspot.com/. Acesso em 13 fev.2021.

GUIDO, M. G. English as a Língua Franca in Migrants’ Trauma Narratives. University of Salento Lecce, Italy. Palgrave. Macmillan, 2018.

JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinariedade: para além da filosofia do sujeito. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MAURANEN, A. English as a global língua franca, changing language in changing global academia. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283098122_English_as_a_global_lingua_franca_Changing_language_in_changing_global_academia. Acesso em: 04 set.2021.

MELLO, H. A. B. Educação bilíngue: uma breve discussão. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n.1, p. 118-140, 2010.

MEGALE, A. H. Educação bilíngue de línguas de prestígio no Brasil: uma análise dos documentos oficiais. The Especialist. v. 39, n. 2, 2018.

MEGALE, A. H. (Org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.

MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente. 11ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MOURA, S. A. Com quantas línguas se faz um país? Concepções e práticas de ensino em uma sala de aula na educação bilíngue. São Paulo, USP, 2009, 141p. Dissertação. (Mestrado em Educação).

MONTEIRO, K. F. Centros de aprendizagem: transdisciplinaridade na educação bilíngue. Ponta Grossa, UEPG, 2017, 135p. Dissertação. (Mestrado em Educação).

ROVELLI. C. Sete Breves Lições de Física. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

Publié-e

2022-12-24

Comment citer

VERA; VEIGA, C. de F. R. da . O Bilíngue-inglês nos Programas de Pós-Graduação em educação no Brasil e na Colômbia. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 12, p. e14095, 2022. DOI: 10.69969/revistababel.v12i.14095. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/14095. Acesso em: 23 nov. 2024.