Inglês à moda da casa: uso intercultural de língua e formação de inglesidades no processo de ensino aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v4i1.986Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de inglês, Interculturalidade, Contexto de uso, InglesidadeResumo
No presente trabalho pretendemos trazer a lume os aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem de inglês que auxiliam na constituição de uma inglesidade localizada desse idioma. Entre os elementos constituintes dessa variante da língua inglesa, enfocamos os aspectos relativos à interculturalidade e ao falante intercultural, traçando, desse modo, uma reflexão em torno da noção de uso, bem como das questões relacionadas à dicotomia falante nativo versus falante não-nativo. Assim além de abordar a contenda ideológica entre língua padrão e língua não-padrão , este artigo justifica-se em razão da necessidade de trazermos uma discussão pautada na adoção de uma perspectiva de ensinar e aprender línguas-culturas a partir da noção de contexto de uso e da consequente produção na língua-alvo, elementos intrínsecos ao ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto brasileiro. Nesse sentido, adotaremos ao longo desse trabalho, um diálogo com alguns dos teóricos que tratam de questões epistemologicamente afins, a exemplo da Pedagogia Crítica de Paulo Freire (2003), do Inglês como Língua Franca e do Uso Intercultural de Língua Inglesa. Espera-se com a presente discussão, fomentar os estudos acerca do fenômeno da expansão do inglês no mundo, bem como dos fenômenos de glocalização da língua e as implicações de seu ensino no cenário da contemporaneidade.
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