Inglês à moda da casa: uso intercultural de língua e formação de inglesidades no processo de ensino aprendizagem

Autores

  • Raulino Batista Figueiredo Neto Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v4i1.986

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de inglês, Interculturalidade, Contexto de uso, Inglesidade

Resumo

No presente trabalho pretendemos trazer a lume os aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem de inglês que auxiliam na constituição de uma inglesidade localizada desse idioma. Entre os elementos constituintes dessa variante da língua inglesa, enfocamos os aspectos relativos à interculturalidade e ao falante intercultural, traçando, desse modo, uma reflexão em torno da noção de uso, bem como das questões relacionadas à dicotomia falante nativo versus falante não-nativo. Assim além de abordar a contenda ideológica entre língua padrão e língua não-padrão , este artigo justifica-se em razão da necessidade de trazermos uma discussão pautada na adoção de uma perspectiva de ensinar e aprender línguas-culturas a partir da noção de contexto de uso e da consequente produção na língua-alvo, elementos intrínsecos ao ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto brasileiro. Nesse sentido, adotaremos ao longo desse trabalho, um diálogo com alguns dos teóricos que tratam de questões epistemologicamente afins, a exemplo da Pedagogia Crítica de Paulo Freire (2003), do Inglês como Língua Franca e do Uso Intercultural de Língua Inglesa. Espera-se com a presente discussão, fomentar os estudos acerca do fenômeno da expansão do inglês no mundo, bem como dos fenômenos de glocalização da língua e as implicações de seu ensino no cenário da contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Raulino Batista Figueiredo Neto, Universidade do Estado da Bahia

Professor Auxiliar do Curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa do Departamento de Educação (DEDC XIV) da UNEB, Campus de Conceição do Coité, especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

30.06.2014

Como Citar

FIGUEIREDO NETO, R. B. Inglês à moda da casa: uso intercultural de língua e formação de inglesidades no processo de ensino aprendizagem. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 4, n. 1, p. 84–101, 2014. DOI: 10.69969/revistababel.v4i1.986. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/986. Acesso em: 24 dez. 2024.

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