A Tessitura dos relatos de professores de língua inglesa na educação básica

Autores

  • Clarita Gonçalves de Camargo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v4i1.982

Palavras-chave:

Autobiografia, Língua inglesa, Ensino

Resumo

A presente pesquisa busca trazer relatos de autobiografias como instrumento de pesquisa na tentativa de dialogar e compreender a trajetória do professor, desde seu processo de formação, até sua atuação reflexiva como docente. Desta maneira, acredita-se na contribuição dessas narrativas como instrumento de análise para interpretar as realidades vivenciadas na escola. O material documental, que as autobiografias representam, funciona como uma maneira de fornecer uma visão mais aproximada do contexto geral ao objeto estudado, e das especificidades que a carreira como docente exerce. Autores como (GARCIA, 2003; LIBERAL, 2003; NÓVOA, 1992) tem mostrado que esses relatos ou biografias são maneiras de resgatar do professor suas reais iniciativas, intenções, preocupações, anseios, entre outras coisas, que pairam sobre a luz de sua atuação, e que podem oferecer um olhar mais realístico do que acontece dentro dos meios de ensino. Em suma, pela ótica desses relatos, pode-se conseguir interpretar de forma mais minuciosa a trajetória que o professor, aluno e a própria escola acaba vivenciando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarita Gonçalves de Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC.

Referências

ARROYO, G. Miguel. Imagens Quebradas. Trajetórias e Tempos de Alunos e Mestres. Vozes 2008

BARROS, 1994 BARROS, L. A. Suporte a ambientes distribuídos para aprendizagem cooperativa. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

BAKHTIN (1991) Problemas da poética de Dotoiesvisk. Rio de Janeiro Forense

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais – Ensino fundamental– Língua Estrangeira. Brasília: SEF/MEC, 1998.

COX, M.I.P. ASSIS PETERSON A.A.de. O professor de Inglês (entre a Alienação e a Emancipação) Linguagem e Ensino 2001

CELANI, M. A. A formação Contínua do professor de Inglês: Um contexto para reconstrução da prática PUC 1999

FÁTIMA, A. CAMARGO, C. Relatório de estágios docentes UNIANDRADE/PR: monografia de graduação: ( Curso de Letras)2007

FILHO, Almeida. Dimensões Comunicativas de Línguas. Pontes 1998

FREIRE, Paulo. A pedagogia do Oprimido. Paz e Terra. 2005

GARIBALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino do português. São Paulo: Ática, 1999.

NÓVOA, António (org.). Vida de professores. Porto: Porto, 1995.

VIGOTSK, S.L. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Fontes 2001

XAVIER, P. Rosely. Ensinar e Aprender Língua Estrangeira: Na Contemporaneidade. Revista

ROTTAVA, L ucia e SANTOS, S. Sulany. Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Em Wielewicki, Hamilton. Formação Docente e Ensino de Línguas: Compatibilizando a Agenda Possível e a Pauta Necesária. 2002

PENNEYCOOK, A. The Cultural Politics of English as an International Language. London and New York: Longman, 1994

SHON, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre. 2000

Downloads

Publicado

30.06.2014

Como Citar

CAMARGO, C. G. de. A Tessitura dos relatos de professores de língua inglesa na educação básica . Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 4, n. 1, p. 19–31, 2014. DOI: 10.69969/revistababel.v4i1.982. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/982. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA