A Tessitura dos relatos de professores de língua inglesa na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v4i1.982Palavras-chave:
Autobiografia, Língua inglesa, EnsinoResumo
A presente pesquisa busca trazer relatos de autobiografias como instrumento de pesquisa na tentativa de dialogar e compreender a trajetória do professor, desde seu processo de formação, até sua atuação reflexiva como docente. Desta maneira, acredita-se na contribuição dessas narrativas como instrumento de análise para interpretar as realidades vivenciadas na escola. O material documental, que as autobiografias representam, funciona como uma maneira de fornecer uma visão mais aproximada do contexto geral ao objeto estudado, e das especificidades que a carreira como docente exerce. Autores como (GARCIA, 2003; LIBERAL, 2003; NÓVOA, 1992) tem mostrado que esses relatos ou biografias são maneiras de resgatar do professor suas reais iniciativas, intenções, preocupações, anseios, entre outras coisas, que pairam sobre a luz de sua atuação, e que podem oferecer um olhar mais realístico do que acontece dentro dos meios de ensino. Em suma, pela ótica desses relatos, pode-se conseguir interpretar de forma mais minuciosa a trajetória que o professor, aluno e a própria escola acaba vivenciando.
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