Implicações da postura crítica do professor de língua inglesa para a formação do aluno crítico-reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v3i2.974Palavras-chave:
Postura crítica, Educador de língua inglesa, Consciência crítica, Aluno reflexivoResumo
Acerca das reflexões sobre a atuação do professor em sala de aula e os reflexos advindos de sua prática, o presente trabalho busca discutir as implicações da postura crítica do professor de Língua Inglesa para a formação do aluno crítico-reflexivo. Discute-se um processo de ensino/aprendizagem que possibilite o educando construir seu próprio conhecimento. O trabalho proposto poderá contribuir para as reflexões quanto ao tema, que se tornará relevante para possíveis intervenções necessárias a respeito da educação que segundo Freire (1983), deve ser promovida tendo em vista os aspectos políticos e sociais que interferem diretamente na construção de um novo modelo educacional. A pesquisa tem caráter qualitativo/ investigativo de natureza bibliográfica, com pesquisas nas áreas de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LEFFA, 2001; 2006; 2012; ALMEIDA FILHO, 2007; MOITA LOPES, 1996; SIQUEIRA, 2009; 2010; 2012); autores que descrevem o cenário de expansão mundial da Língua Inglesa, os desafios e a relevância decorrente dessa realidade para o contexto educacional (CRYSTAL, 2005; RAJAGOPALAN, 2005; 2010; LEFFA, 2001; 2006; 2012; ALMEIDA FILHO, 2007; MOITA LOPES, 1996; SIQUEIRA, 2009; 2010; 2012; VIEIRA, 2010); pressupostos teóricos sobre a postura crítica do educador de língua inglesa (FREIRE 1989; 1996; 2001; DEMO, 2006; PERRENOUD, 2002; SIQUEIRA, 2009; 2010; 2012; LUCKESI, 1985); e que abordam sobre as principais características que compõem o perfil do professor que contribui para a exploração da consciência crítica de seus aprendizes. A questão norteadora desse estudo responde de que maneira a postura crítica do professor de língua inglesa pode contribuir para a formação do aluno crítico-reflexivo. Colabora de modo autêntico e significativo para as reflexões/ações dos profissionais de educação, mais especificamente para os professores de Língua Inglesa, que se empenham por alcançar o perfil adequado para uma atuação em sala de aula, que possibilite a formação da consciência crítica-reflexiva dos educandos.
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