A música como ferramenta de aprendizagem da Língua Francesa
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v3i1.969Palavras-chave:
Língua, Música, Ferramenta, Aprendizagem do francêsResumo
Este artigo tem por objetivo mostrar o quanto a música pode contribuir no processo de aprendizagem do Francês como língua estrangeira em sala de aula. Percebe-se que a música, além de ser uma manifestação artística, pode proporcionar grandes benefícios, como a expressão de sentimentos, atuando no intelecto e beneficiando o corpo e a alma; por isso, contribui para a transformação e o desenvolvimento do indivíduo. Neste artigo, evidencia-se a importância que a música exerce como facilitadora do aprendizado de uma língua estrangeira, quando ela é cantada em outro idioma, no país de língua materna. Outrossim, será feita uma análise sucinta da parte teórica e prática sobre essa importância da música no ensino de língua estrangeira. Do ponto de vista da metodologia, foi utilizada a observação participada em sala de aula durante o estágio IV, além de análises de entrevistas por meio de questionários com professores de línguas estrangeiras, como Italiano, Inglês, que utilizaram a música como ferramenta no ensino de línguas e culturas estrangeiras nas escolas de Lyon, na França. A partir destas análises do estágio em sala de aula e das entrevistas, observa-se como a música pode facilitar a aquisição do conhecimento lingüístico, gramatical e cultural de uma língua estrangeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.