Perspectivas de língua na EaD: reflexões sobre a educação linguística a partir de narrativas de coordenadoras e professores formadores

Autores

  • Karoline da Conceição Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista Universidade Federal da Bahia
  • Tiago Alves Nunes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i1.8875

Palavras-chave:

Língua, Ensino de língua, Narrativas, Educação a distância

Resumo

No atual cenário educativo, em que os processos de ensino e aprendizagem de línguas estão inseridos, as práticas de linguagem se complexificam e neste sentido se materializam cada vez mais em contextos fluidos e integrados, hibridizando-se práticas presenciais e a distância. Assim, o uso das tecnologias bem como as diversas possibilidades comunicativas, por sua vez, fomentam a necessidade de práticas de ensino que favoreçam a autonomia e a interação entre os sujeitos envolvidos nestes processos. Levando em consideração a complexidade desse cenário na sociedade contemporânea, é relevante compreender os efeitos da concepção de língua que orienta essas práticas. Neste sentido, acreditamos que aprender uma língua, desde uma perspectiva holística, pressupõe proporcionar um arcabouço de conhecimentos que poderão contribuir para a formação social do indivíduo, como um ser atuante na sociedade, consciente dos seus direitos e deveres enquanto cidadão; daí a importância de uma concepção de língua que oriente o ensino e aprendizagem tendo em vista esses aspectos. Dessa forma, é preciso entender de que maneira ditas concepções influenciam a prática educativa, no contexto de EaD, nosso locus investigativo, quanto ao ensino e à aprendizagem de línguas. Portanto, configura-se como objetivo deste escrito refletir acerca das concepções de língua na EaD a partir de narrativas multissemióticas produzidas por coordenadores e professores formadores de língua estrangeira.

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Biografia do Autor

Karoline da Conceição Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (PPGLinC/UFBA). Professora auxiliar de Língua Espanhola do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e integrante do Grupo de Pesquisa DECOLIDE (UFBA/CNPq). 

Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora associada do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA) e do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC/UFBA). É líder do Grupo de Pesquisa DECOLIDE (UFBA/CNPq).

Tiago Alves Nunes, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC). Atualmente, é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (PPGLinC/UFBA) e integrante do Grupo de Pesquisa DECOLIDE (UFBA/CNPq). 

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Publicado

06.07.2020

Como Citar

SANTOS, K. da C.; BAPTISTA, L. M. T. R.; NUNES, T. A. Perspectivas de língua na EaD: reflexões sobre a educação linguística a partir de narrativas de coordenadoras e professores formadores. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 1, p. 128–143, 2020. DOI: 10.69969/revistababel.v10i1.8875. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/8875. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE