Perspectivas de língua na EaD: reflexões sobre a educação linguística a partir de narrativas de coordenadoras e professores formadores

Autores

  • Karoline da Conceição Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista Universidade Federal da Bahia
  • Tiago Alves Nunes Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Língua, Ensino de língua, Narrativas, Educação a distância

Resumo

No atual cenário educativo, em que os processos de ensino e aprendizagem de línguas estão inseridos, as práticas de linguagem se complexificam e neste sentido se materializam cada vez mais em contextos fluidos e integrados, hibridizando-se práticas presenciais e a distância. Assim, o uso das tecnologias bem como as diversas possibilidades comunicativas, por sua vez, fomentam a necessidade de práticas de ensino que favoreçam a autonomia e a interação entre os sujeitos envolvidos nestes processos. Levando em consideração a complexidade desse cenário na sociedade contemporânea, é relevante compreender os efeitos da concepção de língua que orienta essas práticas. Neste sentido, acreditamos que aprender uma língua, desde uma perspectiva holística, pressupõe proporcionar um arcabouço de conhecimentos que poderão contribuir para a formação social do indivíduo, como um ser atuante na sociedade, consciente dos seus direitos e deveres enquanto cidadão; daí a importância de uma concepção de língua que oriente o ensino e aprendizagem tendo em vista esses aspectos. Dessa forma, é preciso entender de que maneira ditas concepções influenciam a prática educativa, no contexto de EaD, nosso locus investigativo, quanto ao ensino e à aprendizagem de línguas. Portanto, configura-se como objetivo deste escrito refletir acerca das concepções de língua na EaD a partir de narrativas multissemióticas produzidas por coordenadores e professores formadores de língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoline da Conceição Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (PPGLinC/UFBA). Professora auxiliar de Língua Espanhola do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e integrante do Grupo de Pesquisa DECOLIDE (UFBA/CNPq). 

Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora associada do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA) e do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC/UFBA). É líder do Grupo de Pesquisa DECOLIDE (UFBA/CNPq).

Tiago Alves Nunes, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC). Atualmente, é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (PPGLinC/UFBA) e integrante do Grupo de Pesquisa DECOLIDE (UFBA/CNPq). 

Referências

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista. Um dia de fúria ou era de fúria: revisitando construtos como língua espanhola, identidade e cultura e suas implicações para a educação linguística em tempos difíceis. In: NOGUEIRA, Antônio Messias; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Espanhol no Nordeste: espaços de resistência, criação e transformação. Curitiba: CRV, 2018a.

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Comunidades imaginadas e práticas inimaginadas: algumas reflexões sobre a educação linguística na contemporaneidade. In: FREIRE, R., TILIO, R.; JESUS, D. M.; BARROS, A. L. E. C. (Org.). Linguística Aplicada para além das fronteiras. Campinas: Pontes, 2018b.

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Traçando caminhos: letramento, letramento crítico e ensino de espanhol. In: BARROS, Cristiano Silva; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. (Org.). Explorando o ensino - Espanhol: ensino médio. Brasília: Secretaria da Educação Básica, MEC, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasíli: 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.800 de 08 de junho de 2006. Brasília, DF: Presidência da República, 2006.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Brasília, DF: Presidência da República, 2017.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens Códigos e suas Tecnologias: Brasília: MEC/ SEB, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação/SEF, 1998.

BRASIL. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 2002.

BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, DF. 2007.

FERNÁNDEZ ENGUITA, M. Los profesores cuentan. Revista de Educación, v.1, n. 340, p. 59-65, 2006.

GREGOLIN, I. V. Práticas de ensino de língua espanhola na web: tecnologias dentro e fora da sala de aula. In: NADIN, O. L. LUGLI, V. C. P. Espanhol como língua estrangeira: reflexões teóricas e propostas didáticas. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.

LEFFA, Vilson José. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, Vilson José. O professor de línguas estrangeiras - construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2001.

LEFFA, Vilson José. Por um ensino de idiomas mais includente no contexto social atual. In: DIÓGENES, Cândido de (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversa com especialistas (série Estratégias de ensino, 11). São Paulo: Parábola editorial, 2009, p. 113-123.

MARTINEZ, Pierre. Didática de línguas estrangeiras. São Paulo: Parábola, 2009.

MASTRELLA, Mariana Rosa. Pós-modernidade e ensino de línguas estrangeiras: tendências e desafios. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, 2010.

MATOS, Eloiza Ap Silva Ávila. Tecnologia, educação e processo civilizador: primeiras aproximações. Anais do IX Simpósio Internacional Processo Civilizador: tecnologia e civilização. Ponta Grossa, Paraná, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais9/artigos/workshop/art4.pdf Acesso em: 18. jun. 2020.

MENDES, Edleise. A ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-aprendizagem de LE/L2. Revista EntreLínguas, v. 1, n. 2, p. 203-222, 2015.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

SANTOS, K. da C.; BAPTISTA, L. M. T. R.; NUNES, T. A. Perspectivas de língua na EaD: reflexões sobre a educação linguística a partir de narrativas de coordenadoras e professores formadores. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 1, p. 128–143, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/8875. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE