Textos multimodais e o ensino de língua inglesa: o infográfico como recurso de letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v9i2.7519

Palavras-chave:

Ensino de inglês, Infográfico, Letramento, Textos multimodais

Resumo

É possível que os gêneros multimodais venham sendo mais amplamente utilizados nas aulas de inglês, por serem elementos presentes no cotidiano dos estudantes e contribuírem para um maior engajamento nas atividades propostas. Estes textos, por se caracterizarem como representações autênticas do uso da língua, proporcionam o contato com os diferentes formatos textuais circulantes nos suportes de comunicação atuais e podem ser utilizados a fim de promover práticas de letramento nas aulas de Língua Inglesa (LI). O infográfico, texto multimodal que reúne em si múltiplas possibilidades linguísticas, foi escolhido dentre os demais gêneros como objeto da presente pesquisa, e assim, buscou-se neste estudo, reunir informações sobre as possíveis contribuições dos textos multimodais (com enfoque no gênero infográfico) para o ensino de língua inglesa, a fim de, por meio deste tipo de texto, promover práticas de letramento capazes de ampliar as possibilidades de interação dos estudantes no meio social através da língua. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em publicações científicas, sobre o ensino de LI (ALMEIDA FILHO, 1993; BROWN, 1994), textos multimodais (MARCUSCHI, 2010; ROJO, 2012), infografia (CAIRO, 2008; RIBEIRO, 2016), letramento (KLEIMAN, 1995; MATTOS, 2011) e sequências didáticas (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004), no intuito de então, identificar os possíveis usos do gênero em discussão nas aulas de inglês e elaborar propostas de intervenção para a disciplina a partir do mesmo. Por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas, foi possível confirmar o infográfico como um tipo de texto multifacetado, que pode contribuir significativamente para a construção de diversas estratégias de ensino em LI. Esta pesquisa pode ser útil para alavancar outros estudos na área, a outros pesquisadores do tema e para professores em formação e em exercício, que buscam por meio dos gêneros textuais estratégias para promoverem um ensino de língua estrangeira mais significativo e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Santana Miranda, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Campus II.

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. de. Dimensões comunicativas no ensino de língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1993.

BAZERMAN, C. Gêneros Textuais: Tipificação e Interação. Ângela Paiva Dionísio, Judith Chambliss Hoffganel (orgs). Revisão técnica Ana Regina Vieira et al. São Paulo,SP/ Cortez Editora. 2005.

BRANDÃO, H.H. N. Gêneros do discurso: Unidade e diversidade São Paulo: Polifonia, 2004.Disponível em:http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1127. Acesso em 06. jan.2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf . Acesso em 02 julho de 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília :MEC/SEF, 1998. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Acesso em 03 de junho de 2019.

BROWN, H. D. Teaching by principles: An interactive approach to language pedagogy. Longman .New York, 1994.

BULEGON, A. M.; DRESCHER, C. F.; SANTOS, L.R. dos. Infográficos: possibilidades de atividades de ensino para aulas de física e química. UFSC, Florianópolis. 2017.

CALEGARI, D. A.; PERFEITO, A. M. Infográfico: Possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio. Entretextos, Londrina, v.13, n.1, p. 291-307, 2013.

CORTES, T.P.B.B. et al. A infografia multimídia como recurso facilitador no ensino – aprendizagem em sala de aula. Inter Science Place. Ed. 29, v. 1, junho de 2014.

COSTA, V. M. da; TAROUCO, L. M. R. Infográfico: características, autoria e uso educacional. Novas tecnologias na Educação.CINTED-UFRGS, v.8, n. 3, dezembro, 2010.

DIONISIO, Â.P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A.C.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K.S.(Or g.) Gêneros textuais, reflexões e ensino. 4 ed. São Paulo: Parábola editorial, 2011.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros Orais e escritos na escola. Trad. e org. ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. São Paulo:Mercado das Letras, 2004.

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

GOMES ,R. Gêneros multissemióticos e ensino: uma proposta de matriz de leitura. Trem de Letras, v. 3, n. 1, 2017.

KANNO, M. e BRANDÃO, R. Manual de Infografia – Folha de São Paulo. Folha de São Paulo, 1998.

KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: Definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M.A., orgs. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATTOS, A. M. de A. Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI. Dossiê Especial: Revista X, vol.1, 2011.

NUNES, S.R. O discurso infográfico e a produção de uma posição-sujeito leitor de informação infografada. Revista ECOS. v. 15, n. 2 ,2013.

NUNES, S. R. A geometrização do dizer no discurso do infográfico / Silvia Regina Nunes. -- Campinas, SP : [s.n.], 2012.

PINTO, A.P. Gêneros discursivos e ensino de língua inglesa. In: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M.A., orgs. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ROJO, R. H. R. Multiletramentos .In: Educação no Século XXI (v.3) – São Paulo: Fundação Telefônica. 2013.

ROJO, R. H. R. Multiletramentos na escola / Roxane Rojo, Eduardo Moura [Orgs.]. –São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANCHO, J.L.V. La infografia de prensa. Revista Latina de Comunicación Social, 2000. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/artpub/1999/116125/ambitos_a1999-2000n3-4p123.pdf>Acesso em 01 de junho de 2019.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

WEISSMANN, L. Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidade. Construção Pedagógica. Vol.26, nº27. São Paulo, 2018.

Downloads

Publicado

30.12.2019

Como Citar

MIRANDA, A. S. Textos multimodais e o ensino de língua inglesa: o infográfico como recurso de letramento. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 9, n. 2, p. 53–72, 2019. DOI: 10.69969/revistababel.v9i2.7519. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/7519. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE