Teoria versus realidade: a pronúncia de inglês como língua franca e o aprendiz adulto

Autores

  • Andressa Brawerman-Albini Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Leonardo Silva Duarte Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v9i1.6109

Palavras-chave:

Inglês como língua franca, Identidade, Inteligibilidade, Sotaque, Aprendiz adulto

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar as visões do aprendiz adulto iniciante a respeito da pronúncia de inglês no contexto de Inglês como Língua Franca (ILF). Considerando que um aspecto bastante forte de identidade dos falantes é o sotaque e que no contexto de ILF é comum entre os falantes o desejo de manter seus sotaques, este trabalho se propõe a verificar as visões dos aprendizes adultos por meio de questionário e analisá-las à luz dos pontos chave das teorias: noções atuais da influência da língua inglesa; identidade dos falantes; sotaques dos falantes não nativos e inteligibilidade. Após análises, identificou-se que entre os 16 aprendizes iniciantes que responderam ao questionário, vários já têm a noção de que o inglês hoje é uma língua global, enquanto que muitos ainda o veem como pertencente a uma nação. A maioria dos participantes apresenta uma forte posição de identidade como brasileiros falantes de inglês. A respeito dos sotaques, grande parte procura atingir a pronúncia nativa, escolhe a variação estadunidense e considera o fator de inteligibilidade o mais importante durante comunicações, julgando o sotaque não nativo menos inteligível. Com este trabalho, espera-se demonstrar que, apesar das teorias de ILF serem bastante disseminadas no meio acadêmico, dentro da sala de aula os aprendizes têm visões que nem sempre correspondem às teorias. 

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Biografia do Autor

Andressa Brawerman-Albini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Doutora no Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas.

Leonardo Silva Duarte, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduando em Letras, Língua Inglesa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

02.08.2019

Como Citar

BRAWERMAN-ALBINI, A.; SILVA DUARTE, L. Teoria versus realidade: a pronúncia de inglês como língua franca e o aprendiz adulto. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 9, n. 1, p. 1–19, 2019. DOI: 10.69969/revistababel.v9i1.6109. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/6109. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE