Sobre a Revista

Foco e Escopo

A proposta de Anãnsi é ser uma revista que reforce a pluralidade do pensamento filosófico e suas diversas legitimidades. Aceitamos trabalhos de quaisquer temáticas da Filosofia, principalmente de temáticas filosóficas que discutam questões da atualidade, especialmente questões de raça, classe, territorialidade e gênero. Acreditamos fortemente na vitalidade da comunidade filosófica e vemos na construção deste portal a reafirmação de nossa atuação crítica e criativa.

Anãnsi possui como suas línguas oficiais o Português e Espanhol, recebemos trabalhos em outras línguas desde que acompanhados por suas devidas traduções para uma das línguas já citadas. Em casos excepcionais de resenhas ou ensaios de até 10 páginas o autor estrangeiro (de língua inglesa, alemã, italiana ou francesa) pode solicitar que a revista realize a tradução. A depender da disponibilidade dos membros responsáveis o pedido pode ser acatado.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos submetidos na revista passarão pelo processo de avaliação para publicação, independente da titulação da autora ou autor. Os trabalhos devem ser enviados em sua forma final e não devem estar em processo de avaliação em outros periódicos. Antes da publicação de qualquer trabalho, o mesmo será submetido a avaliação dos pareceristas através do método duplo cego. Os trabalhos devem ser enviados em sua forma final e não devem estar em processo de avaliação em outros periódicos.

Periodicidade

A Anãnsi se organiza como um periódico Semestral, lançando seus números de cada volume nos meses de julho e dezembro. 

Histórico do periódico

A Anãnsi: Revista de Filosofia foi criada em maio de 2020 a partir de uma iniciativa de Flávio de Deus junto ao Prof. Dr. Luciano Santos junto ao Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia. O nome “Anãnsi” é uma homenagem ao herói africano homônimo. Conta a lenda que, vivendo em mundo triste pela inexistência de histórias, pois eram todas de propriedade do deus do céu Nyame, Anãnsi realizou a façanha de vencer os desafios impostos pelo deus para conquista-las e, depois, voltou ao mundo para dividi-las com os homens. 

Fontes de Apoio

Agradecemos a toda comunidade acadêmica do Departamento de Educação I e da instituição em geral da Universidade do Estado da Bahia e todos os outros parceiros interinstitucionais pelo apoio e a todos os Grupos e Núcleos de Pesquisa pela parceria e colaboração.

  • ALAFI - Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural 
  • Centro de Investigación en Estéticas Latinoamericanas (Universidad de Chile)
  • Grupo de Pesquisa Saber, Certeza e Prática (UNEB/CNPq)
  • GEMEL - Grupo de Estudos em Metafísica, Ensino e Linguagem (UNEB)
  • Geru Mãa - Laboratório de Africologia e Estudos Ameríndios (UFRJ)
  • Grupo de Estudos Quadros de Violência (UNEB)
  • Grupo de Estudos Sophia's (UNEB)

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.