Crianças indígenas nos espaços da aldeia: desafios da pesquisa

Auteurs-es

  • José Valderí Farias de Souza Universidade Federal do Acre

Résumé

O objetivo deste artigo é situar a Criança e a Infância Indígena a partir das perspectivas, em construção, dos estudos sociais e antropológicos, os quais procuram, a partir de metodologias próprias, enxergar a criança como agente social, produtora de culturas infantis e pertencente a um grupo geracional próprio. Os resultados mostraram que a educação da criança indígena acontece na diversidade dos espaços cotidianos vivenciados na aldeia, nas inter-relações com os mais velhos e seus pares, na circularidade autônoma dos territórios. Ficou evidente, também, a baixa produção de pesquisas produzidas com as crianças, acerca de como as crianças indígenas veem os seus mundos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

José Valderí Farias de Souza, Universidade Federal do Acre

Professor da Universidade Federal do Acre/UFAC, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2013) e Doutorando em Educação pelo PPGE/UFPR. Minhas pesquisas e publicações, nos últimos anos, têm sido voltadas à formação de professores do campo, como também ao estudado e pesquisa com criança indígena.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-31

Comment citer

SOUZA, J. V. F. de . Crianças indígenas nos espaços da aldeia: desafios da pesquisa. Anãnsi: Revista de Filosofia (Journal de Philosophie), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 112–122, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13458. Acesso em: 23 nov. 2024.