Crianças indígenas nos espaços da aldeia: desafios da pesquisa

Autores/as

  • José Valderí Farias de Souza Universidade Federal do Acre

Resumen

O objetivo deste artigo é situar a Criança e a Infância Indígena a partir das perspectivas, em construção, dos estudos sociais e antropológicos, os quais procuram, a partir de metodologias próprias, enxergar a criança como agente social, produtora de culturas infantis e pertencente a um grupo geracional próprio. Os resultados mostraram que a educação da criança indígena acontece na diversidade dos espaços cotidianos vivenciados na aldeia, nas inter-relações com os mais velhos e seus pares, na circularidade autônoma dos territórios. Ficou evidente, também, a baixa produção de pesquisas produzidas com as crianças, acerca de como as crianças indígenas veem os seus mundos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Valderí Farias de Souza, Universidade Federal do Acre

Professor da Universidade Federal do Acre/UFAC, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2013) e Doutorando em Educação pelo PPGE/UFPR. Minhas pesquisas e publicações, nos últimos anos, têm sido voltadas à formação de professores do campo, como também ao estudado e pesquisa com criança indígena.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

SOUZA, J. V. F. de . Crianças indígenas nos espaços da aldeia: desafios da pesquisa. Anãnsi: Revista de Filosofía , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 112–122, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13458. Acesso em: 23 nov. 2024.