A disciplina educacional flexível de Edgar Morin

propostas de leituras de um poema de Manoel de Barros

Auteurs-es

  • João Carlos de Carvalho Universidade Federal do Acre
  • Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto Universidade Federal do Acre
  • Deolinda Maria Soares de Carvalho Universidade Federal do Acre

Résumé

O presente artigo ampara-se no paradigma da complexidade, encontrando na dialógica moriniana uma possibilidade de confluência entre sociologia, psicologia, pensamento filosófico e estudos literários, campos de destaque para a formação humana. Morin, Durand, Bachelar, Piaget, dentre outros, subsidiam a reflexão proposta, fornecendo elementos para a compreensão de um ensino mais flexível, mostrado por meio de três olhares sobre o poema “Línguas”, de Manoel de Barros. Apresenta-se uma abordagem de análises que indica um ensino fora da compartimentalização restrita dos saberes curriculares, buscando entrelaçá-los, valorizando o todo e as partes de um sistema de ensino em que professores e alunos são constituintes ativos, com suas experiências e saberes para além do que está na estrutura escolar, para que se possa preparar os alunos ao convívio em um mundo plural de maneira mais compreensiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

João Carlos de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Teoria Literária pela UNESP. Professor Titular do Centro de Educação e Letras do Campus Floresta da Ufac. Atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFAC.

Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela UFMG. Professora Associada do Centro de Educação e Letras do Campus Floresta da Ufac. Atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFAC.

Deolinda Maria Soares de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela UFF. Professora Titular do Centro de Educação e Letras do Campus Floresta da UFAC. Atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFAC

Téléchargements

Publié-e

2022-01-05

Comment citer

CARVALHO, J. C. de .; PINTO, M. D. de O. S. .; CARVALHO, D. M. S. de . A disciplina educacional flexível de Edgar Morin: propostas de leituras de um poema de Manoel de Barros. Anãnsi: Revista de Filosofia (Journal de Philosophie), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 76–94, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13455. Acesso em: 21 nov. 2024.