Características da era da cultura-mundo segundo Gilles Lipovetsky e Jean Serro

Auteurs-es

  • Ana Gláucia da Silva Pereira Universidade Federal do Acre
  • Solange Albuquerque de Souza Universidade Federal do Acre

Résumé

O presente artigo se propõe por em questão alguns aspectos da obra Cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy. Nesta obra os autores abordam a situação da cultura no mundo moderno, instituída pelo fluxo dos produtos, das imagens e das informações veiculadas em abundância pelos vários meios de comunicação de massa, destacando a ideia de que vivemos num mundo onde os padrões sociais são reconfigurados a todo momento, o que suscita o efeito de fluidez e relativismo. A era da cultura mundo é entendida como o período em que a tecnologia e o fácil acesso à informação derrubam às barreiras que separam os indivíduos dos vários cantos da terra. Esse estudo tem cunho bibliográfico e baseia-se em pontos cruciais da obra supracitada, propondo uma análise dos modos experienciados pelo indivíduo pós-moderno frente ao paradigma da sociedade desorientada pelo desejo de consumo, que muitas vezes conduz os indivíduos ao hedonismo intranquilo e fugaz.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ana Gláucia da Silva Pereira, Universidade Federal do Acre

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens pelo Campus Floresta da Universidade Federal do Acre; Licenciada em Letras/Português pela Universidade Federal do Acre.

Solange Albuquerque de Souza, Universidade Federal do Acre

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens pelo Campus Floresta da Universidade Federal do
Acre; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre.

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Publié-e

2022-01-05

Comment citer

PEREIRA, A. G. da S. .; SOUZA, S. A. de . Características da era da cultura-mundo segundo Gilles Lipovetsky e Jean Serro. Anãnsi: Revista de Filosofia (Journal de Philosophie), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 40–48, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13447. Acesso em: 21 nov. 2024.