A estética da Escrita e a imagem do seu tempo

[The aesthetics of writing and the image of its time]

Autores/as

  • Luciany Aparecida Universidade Federal da Paraíba
  • Hamilton Borges Instituto Quilombo Xis

Palabras clave:

Literatura, Escrita, Autobiografia, Contemporaneidade

Resumen

Este texto é uma transcrição das falas comunicadas na mesa “Estética da Escrita e a Imagem de seu tempo” do Encontro Baiano de Filosofia, Imagem e Cinema, que ocorreu no dia 14 de setembro de 2023. Na ocasião, convidamos xs escritorxs Baianos Luciany Aparecida e Hamilton Borges para pensar a literatura como um instrumento de captura de imagem social.

O evento foi formalmente apoiado pela Anãnsi, periódico de filosofia da UNEB, pela Fundação Pedro Calmon e pela Fundação Cultural da Bahia, ambas submetidas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A atividade foi mediada pelo Prof. Esp. Flávio Rocha de Deus (UFBA) e sua versão em lingua inglesa foi traduzida pelo Prof. Dr. Otávio Maciel (UnDF)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciany Aparecida, Universidade Federal da Paraíba

Nascida no Vale do Jiquiriça, sudoeste da Bahia, Luciany é Escritora e doutora em letras com pesquisas nas áreas de literatura e cultura. Seus atuais estudos pensam a literatura na interface: performance, oraldiade, memória, história, imigração, identidades e nação. É autora de Mata Doce (2023), Macala (2022) e Joanna Mina (2021). Com a assinatura Ruth Ducaso publicou: Florim (2020) e Contos ordinários de melancolia (2017).

Hamilton Borges, Instituto Quilombo Xis

Nascido e criado na Rua do Curuzu, 294, no bairro da Liberdade, atualmente vive no Engenho Velho de Brotas (Salvador, Bahia, Brasil). Idealizou e integra a organização política Reaja ou será morta, Reaja ou será morto e atua na Escola Pan-africanista Winnie Mandela com suas linhas de ação que envolvem literatura, formação política e ação cultural comunitaria. Có fundador, junto com Andreia Beatriz da Livraria Agba Eleye e da Reaja Editora. Coordena o Projeto Cultura Intramuros na Penitenciária Lemos Brito onde desenvolve ações de política cultural e luta por direitos de prisioneiros e prisioneiras. Autor de Teoria Geral do Fracasso (2017), Salvador, cidade túmulo (2018), O Livro Preto de Ariel (2020) Libido, Dendê e Melanina (2022) e Bantu Machine (2023).

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

APARECIDA, L.; BORGES, H. A estética da Escrita e a imagem do seu tempo: [The aesthetics of writing and the image of its time]. Anãnsi: Revista de Filosofía , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 247–278, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/19432. Acesso em: 21 nov. 2024.