Apresentação do Arquifóssil de Quentin Meillassoux
Palabras clave:
Quentin Meillassoux, Realismo Epeculativo, Correlacionismo, ArquifóssilResumen
Neste texto, será apresentado o argumento do arquifóssil presente no primeiro capítulo do livro After Finitude do filósofo francês Quentin Meillassoux. Para isso, serão fornecidas as bases históricas do movimento em que a obra se insere e elaborados os conceitos que precedem o argumento, sendo estes a distinção entre qualidades primárias e secundárias e o correlacionismo. O argumento em questão busca tornar evidente o embaraço kantiano, que estende-se a múltiplas correntes contemporâneas, ao tentar produzir juízo acerca de enunciados que datam antes da emergência da vida na terra. Meillassoux, adotando uma postura pós-crítica, irá defender uma visão realista que evita as armadilhas correlacionistas. Ao final, será exposto um breve escopo das críticas às posições do autor e indicaremos bibliografia para aprofundamento no tema.
Descargas
Citas
CECCHINI, B. D. N. Quentin Meillassoux e a crítica ao correlacionismo. Orientador: Daniel Pucciarelli. 2022. Dissertação (Mestrado) - Curso de Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
GRATTON, P. Speculative Realism: Problems and Prospects. London: Bloomsbury, 2014.
GRATTON, P.; ENNIS, P. J. (ed.). The Meillassoux dictionary. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015.
MACKAY, R. (ed.). COLLAPSE III, Falmouth, 2007, p. 408-449.
MEILLASSOUX, Q. After finitude: An essay on the necessity of contingency. Tradução: Ray Brassier. New York: Continuum International Publishing Group, 2009.
MEILLASSOUX, Q. Time without becoming. Milan: Mimesis International, 2014.
MEILLASSOUX, Q. Iteration, Reiteration, Repetition: A Speculative Analysis of the Sign Devoid of Meaning. In:
AVANESSIAN, A.; MALIK, S. Genealogies of Speculation: Materialism and Subjectivity since Structuralism. London e Nova York: Bloomsbury, 2016.