O Dilema Espectral: Luto porvir, Deus porvir

Autores/as

  • Quentin Meillassoux
  • Emanuel Henrique de Almeida Paiva Universidade de Brasilia

Palabras clave:

Sem palavras chave.

Resumen

O texto traduzido apareceu em pelo menos três momentos. Primeiro, em francês, na revista Critique (jan.-fev. 2006), 704-705, da Éditions de Minuit, com o nome simplesmente “Dieu” [Deus]. A versão francesa foi reeditada na Éditions Ismael de Lyons, em 2016/2017, com o título “Deuil à venir, Dieu à venir”. O novo título faz quase uma aliteração entre estas palavras que, em francês, soam parecidas – mas que no português perde-se o estilo quando traduzimos “Luto porvir, Deus porvir”. Usamos esta versão como a base para nossa tradução. Não obstante, o trabalho acabou por ser muito mais conhecido em sua tradução em língua inglesa publicada na Collapse, edição IV, em 2009, pela editora Urbanomic, com um terceiro título diferente: Spectral Dilemma. Nesta versão, Meillassoux acrescentou uma nota de rodapé, que também traduzimos no presente documento. Enfim, para montar o título desta tradução, tentamos conectar ambos os títulos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emanuel Henrique de Almeida Paiva, Universidade de Brasilia

Mestrando em Filosofia na linha “Epistemologia, Lógica e Metafísica” do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília

Publicado

2024-01-05

Cómo citar

MEILLASSOUX, Q.; PAIVA, E. H. de A. O Dilema Espectral: Luto porvir, Deus porvir. Anãnsi: Revista de Filosofía , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 184–196, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/18985. Acesso em: 21 nov. 2024.