Análise, linguagem e pensamento
anotações sobre uma intuição originária de Gottlob Frege
Palabras clave:
Gottlob Frege, Linguagem, IntuiçãoResumen
A formação em filosofia leva-nos amiúde à leitura de grandes obras do pensamento, não para recensear um conjunto de ideias soltas, mas sim para lhes recuperar a trama constitutiva. Assim, a leitura torna-se propriamente filosófica, de sorte que, por meio dela, somos convidados a um diálogo, sendo provocados pela letra do texto clássico cujo sentido procuramos restabelecer e talvez ultrapassar. Este artigo apresenta, então, um desses possíveis convites, a saber, um programa de leitura a obra de Gottlob Frege a ser desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática. O texto antecipa linhas de força características da singular análise da linguagem realizada por Frege, tematizando, em específico, a oposição entre linguagem ordinária e o projeto de uma conceitografia. Como o convite para uma festa não substitui a própria festa, procuramos no texto tão só enfatizar ou fazer notar alguns aspectos, sobretudo de estilo, não pretendendo, por conseguinte, substituir a leitura futura dos textos nem controlar suas possibilidades e eventuais surpresas.
Descargas
Citas
AUSTIN, J. L. “Performatif-Constatif”, in Cahiers de Royaumont, Philosophie No. IV, La Philosophie Analytique, Paris: Les Editions de Minuit, 1962.
DUMMETT, Michael. Frege: Philosophy of Language. Londres: Harper & Row, 1973.
FREGE, G. Investigações Lógicas. Porto Alegre: Edipucrs, Tradução de Paulo Alcoforado, 2002.
FREGE, G. Lógica e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Edusp, tradução de Paulo Alcoforado, 2009.
FREGE, G. Os Fundamentos da Aritmética: Uma investigação lógico-matemática sobre o conceito de número. São Paulo: Livraria da Física, tradução de Luiz Henrique Lopes dos Santos, 2021.
LOPES DOS SANTOS, L. H. “A Essência da Proposição e a Essência do Mundo”, in WITTGENSTEIN, 2001.
LOPES DOS SANTOS, L. H. O Olho e o Microscópio. Rio de Janeiro: Nau, 2008.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Edusp, tradução e introdução de Luiz Henrique Lopes dos Santos, 2001.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophische Untersuchungen / Philosophical Investigations. Londres: Blackwell, 2009.