A estética da Escrita e a imagem do seu tempo

[The aesthetics of writing and the image of its time]

Autores

  • Luciany Aparecida Universidade Federal da Paraíba
  • Hamilton Borges Instituto Quilombo Xis

Palavras-chave:

Literatura, Escrita, Autobiografia, Contemporaneidade

Resumo

Este texto é uma transcrição das falas comunicadas na mesa “Estética da Escrita e a Imagem de seu tempo” do Encontro Baiano de Filosofia, Imagem e Cinema, que ocorreu no dia 14 de setembro de 2023. Na ocasião, convidamos xs escritorxs Baianos Luciany Aparecida e Hamilton Borges para pensar a literatura como um instrumento de captura de imagem social.

O evento foi formalmente apoiado pela Anãnsi, periódico de filosofia da UNEB, pela Fundação Pedro Calmon e pela Fundação Cultural da Bahia, ambas submetidas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A atividade foi mediada pelo Prof. Esp. Flávio Rocha de Deus (UFBA) e sua versão em lingua inglesa foi traduzida pelo Prof. Dr. Otávio Maciel (UnDF)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciany Aparecida, Universidade Federal da Paraíba

Nascida no Vale do Jiquiriça, sudoeste da Bahia, Luciany é Escritora e doutora em letras com pesquisas nas áreas de literatura e cultura. Seus atuais estudos pensam a literatura na interface: performance, oraldiade, memória, história, imigração, identidades e nação. É autora de Mata Doce (2023), Macala (2022) e Joanna Mina (2021). Com a assinatura Ruth Ducaso publicou: Florim (2020) e Contos ordinários de melancolia (2017).

Hamilton Borges, Instituto Quilombo Xis

Nascido e criado na Rua do Curuzu, 294, no bairro da Liberdade, atualmente vive no Engenho Velho de Brotas (Salvador, Bahia, Brasil). Idealizou e integra a organização política Reaja ou será morta, Reaja ou será morto e atua na Escola Pan-africanista Winnie Mandela com suas linhas de ação que envolvem literatura, formação política e ação cultural comunitaria. Có fundador, junto com Andreia Beatriz da Livraria Agba Eleye e da Reaja Editora. Coordena o Projeto Cultura Intramuros na Penitenciária Lemos Brito onde desenvolve ações de política cultural e luta por direitos de prisioneiros e prisioneiras. Autor de Teoria Geral do Fracasso (2017), Salvador, cidade túmulo (2018), O Livro Preto de Ariel (2020) Libido, Dendê e Melanina (2022) e Bantu Machine (2023).

Publicado

2023-12-31

Como Citar

APARECIDA, L.; BORGES, H. A estética da Escrita e a imagem do seu tempo: [The aesthetics of writing and the image of its time]. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 247–278, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/19432. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Produções do Encontro Baiano de Filosofia, Imagem e Cinema