O Dilema Espectral: Luto porvir, Deus porvir

Autores

  • Quentin Meillassoux
  • Emanuel Henrique de Almeida Paiva Universidade de Brasilia

Palavras-chave:

Sem palavras chave.

Resumo

O texto traduzido apareceu em pelo menos três momentos. Primeiro, em francês, na revista Critique (jan.-fev. 2006), 704-705, da Éditions de Minuit, com o nome simplesmente “Dieu” [Deus]. A versão francesa foi reeditada na Éditions Ismael de Lyons, em 2016/2017, com o título “Deuil à venir, Dieu à venir”. O novo título faz quase uma aliteração entre estas palavras que, em francês, soam parecidas – mas que no português perde-se o estilo quando traduzimos “Luto porvir, Deus porvir”. Usamos esta versão como a base para nossa tradução. Não obstante, o trabalho acabou por ser muito mais conhecido em sua tradução em língua inglesa publicada na Collapse, edição IV, em 2009, pela editora Urbanomic, com um terceiro título diferente: Spectral Dilemma. Nesta versão, Meillassoux acrescentou uma nota de rodapé, que também traduzimos no presente documento. Enfim, para montar o título desta tradução, tentamos conectar ambos os títulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Henrique de Almeida Paiva, Universidade de Brasilia

Mestrando em Filosofia na linha “Epistemologia, Lógica e Metafísica” do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

MEILLASSOUX, Q.; PAIVA, E. H. de A. O Dilema Espectral: Luto porvir, Deus porvir. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 184–196, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/18985. Acesso em: 27 abr. 2024.