A complexidade do realismo e a abordagem indexicalista: limites e prospectos

Autores

  • Otávio S.R.D. Maciel Universidade do Distrito Federal
  • Rafael Ferreira Martins Universidad Alberto Hurtado (Chile)

Palavras-chave:

Hilan Bensusan, Indexicalismo, Realismo especulativo, Metafísica dos Outros, . Quenotipos (Meillassoux)

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar minha visão sobre o projeto Indexicalismo [Indexicalism] do professor Hilan Bensusan. Começo mostrando como podemos ver os indexicais emergindo dos quenotipos, pelo menos como são apresentados por Quentin Meillassoux, que os coloca dentro de uma Matriz Categorial mais ampla. Em seguida, procuro mostrar como uma abordagem complexa do Realismo se beneficia muito dos quenotiposindexicais, que são a própria raiz da possibilidade de uma ontologia da comunicação. Em seguida, apresento alguns comentários positivos e algumas observações críticas sobre a construção do projeto do Indexicalismo e seus limites, ao mesmo tempo em que mostro como podemos criar novas alianças em direção a um novo tipo de ontologia formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio S.R.D. Maciel, Universidade do Distrito Federal

Professor de Filosofia e Teologia da Universidade do Distrito Federal (UnDF). Doutor em Filosofia pela Universidade de Brasilia.

Rafael Ferreira Martins, Universidad Alberto Hurtado (Chile)

Graduado em Filosofia pela Universidade de Brasília e Licenciado em Física pela Universidade Paulista. Especialista em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul é Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidad Alberto Hurtado (Santiago, Chile).

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

MACIEL, O. S.; MARTINS, R. F. A complexidade do realismo e a abordagem indexicalista: limites e prospectos. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 231–271, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/18310. Acesso em: 28 abr. 2024.