Análise, linguagem e pensamento

anotações sobre uma intuição originária de Gottlob Frege

Autores

  • João Carlos Salles Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Gottlob Frege, Linguagem, Intuição

Resumo

A formação em filosofia leva-nos amiúde à leitura de grandes obras do pensamento, não para recensear um conjunto de ideias soltas, mas sim para lhes recuperar a trama constitutiva. Assim, a leitura torna-se propriamente filosófica, de sorte que, por meio dela, somos convidados a um diálogo, sendo provocados pela letra do texto clássico cujo sentido procuramos restabelecer e talvez ultrapassar. Este artigo apresenta, então, um desses possíveis convites, a saber, um programa de leitura a obra de Gottlob Frege a ser desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática. O texto antecipa linhas de força características da singular análise da linguagem realizada por Frege, tematizando, em específico, a oposição entre linguagem ordinária e o projeto de uma conceitografia. Como o convite para uma festa não substitui a própria festa, procuramos no texto tão só enfatizar ou fazer notar alguns aspectos, sobretudo de estilo, não pretendendo, por conseguinte, substituir a leitura futura dos textos nem controlar suas possibilidades e eventuais surpresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Salles, Universidade Federal da Bahia

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia

Referências

AUSTIN, J. L. “Performatif-Constatif”, in Cahiers de Royaumont, Philosophie No. IV, La Philosophie Analytique, Paris: Les Editions de Minuit, 1962.

DUMMETT, Michael. Frege: Philosophy of Language. Londres: Harper & Row, 1973.

FREGE, G. Investigações Lógicas. Porto Alegre: Edipucrs, Tradução de Paulo Alcoforado, 2002.

FREGE, G. Lógica e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Edusp, tradução de Paulo Alcoforado, 2009.

FREGE, G. Os Fundamentos da Aritmética: Uma investigação lógico-matemática sobre o conceito de número. São Paulo: Livraria da Física, tradução de Luiz Henrique Lopes dos Santos, 2021.

LOPES DOS SANTOS, L. H. “A Essência da Proposição e a Essência do Mundo”, in WITTGENSTEIN, 2001.

LOPES DOS SANTOS, L. H. O Olho e o Microscópio. Rio de Janeiro: Nau, 2008.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Edusp, tradução e introdução de Luiz Henrique Lopes dos Santos, 2001.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophische Untersuchungen / Philosophical Investigations. Londres: Blackwell, 2009.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

SALLES, J. C. Análise, linguagem e pensamento: anotações sobre uma intuição originária de Gottlob Frege. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 21–33, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/18300. Acesso em: 22 fev. 2024.