Características da era da cultura-mundo segundo Gilles Lipovetsky e Jean Serro

  • Ana Gláucia da Silva Pereira Universidade Federal do Acre
  • Solange Albuquerque de Souza Universidade Federal do Acre

Resumo

O presente artigo se propõe por em questão alguns aspectos da obra Cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy. Nesta obra os autores abordam a situação da cultura no mundo moderno, instituída pelo fluxo dos produtos, das imagens e das informações veiculadas em abundância pelos vários meios de comunicação de massa, destacando a ideia de que vivemos num mundo onde os padrões sociais são reconfigurados a todo momento, o que suscita o efeito de fluidez e relativismo. A era da cultura mundo é entendida como o período em que a tecnologia e o fácil acesso à informação derrubam às barreiras que separam os indivíduos dos vários cantos da terra. Esse estudo tem cunho bibliográfico e baseia-se em pontos cruciais da obra supracitada, propondo uma análise dos modos experienciados pelo indivíduo pós-moderno frente ao paradigma da sociedade desorientada pelo desejo de consumo, que muitas vezes conduz os indivíduos ao hedonismo intranquilo e fugaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gláucia da Silva Pereira, Universidade Federal do Acre

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens pelo Campus Floresta da Universidade Federal do Acre; Licenciada em Letras/Português pela Universidade Federal do Acre.

Solange Albuquerque de Souza, Universidade Federal do Acre

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens pelo Campus Floresta da Universidade Federal do
Acre; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre.

Publicado
2022-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 37
  • pdf downloads: 42
Como Citar
PEREIRA, A. G. DA S.; SOUZA, S. A. DE. Características da era da cultura-mundo segundo Gilles Lipovetsky e Jean Serro. Anãnsi: Revista de Filosofia, v. 2, n. 2, p. 40-48, 5 jan. 2022.