EDUCAÇÃO NAS AGENDAS GLOBAIS: NOVOS ENFOQUES PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM MOÇAMBIQUE

Auteurs-es

  • Guilherme Basílio Universidade Pedagógica, lotado na Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia (FCSF).

Résumé

O preente artigo visa refletir sobre a influência das agendas globais, formulação e financiamento das políticas de educação em Moçambique, e se enquadra na linha de políticas de Educação. O pressuposto é de que as conferências mundiais sobre a educação, ocorridas em Jomtien, 1990; Dakar, 2000 e Incheon, 2015, foram determinantes nas reformas nacionais de educação em Moçambique. Os sistemas e as políticas nacionais educacionais são desenhados em função das orientações globais. As políticas educacionais, a Lei 18/2018 do SNE e as reformas curriculares são respostas às orientações das Agendas globais. O artigo discute sobre as orientações das Agendas globais e o papel das instituições nacionais e internacionais no desenho das políticas de educação. A metodologia é qualitativa e se funda na análise bibliográfica e documental.

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Biographie de l'auteur-e

Guilherme Basílio, Universidade Pedagógica, lotado na Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia (FCSF).

Professor Associado da Universidade Pedagógica, lotado na Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia (FCSF). Licenciado em Filosofia pela Universidade Pedagógica (2002), Mestre e Doutor em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2006 e 2010, respectivamente. Docente de Método de Estudo e Investigação Científica, Políticas Públicas de Educação e Hermenêutica (Graduação e Pós-graduação).  Pesquisador na área de políticas educacionais e Currículo Local.

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Publié-e

2024-12-31