Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Autoria: Os textos não devem exceder a três autores, a não ser em caso de estudos multicêntricos conforme avaliação de pertinência por parte dos editores.

    A titulação mínima para os autores é o mestrado. Mestrandos podem enviar artigos em coautoria com seus orientadores.

    As contribuições individuais de cada autor devem ser listadas em um documento separado, enviado como arquivo suplementar.

  • Metadados obrigatóros: No formulário de submissão, devem ser incluídos, obrigatoriamente:

    a) título do artigo, opção pela seção temática, Artigos ou Resenhas;

    b) nomes de todos os autores conforme disponível na Plataforma Lattes; 

    c) endereço institucional do autor para correspondência;

    d) telefone dos autores;

    e) email de todos os autores;

    f) titulação principal;

    g) instituição a que pertece(m);

    h) cargo que ocupa(m);

    i) grupo de pesqusa.

  • Título, resumo e palavras-chave devem ser cadastrados no sistema e enviados no manuscrito, em portugês, inglês, espanhol e francês obrigatoriamente.

    Cada versão do resumo deve conter no máximo 1000 caracteres, incluindo objetivo, método, resultados e conclusão.

    Após cada versão do resumo, devem ser incluídas as palavras-chave no respectivo idioma do resumo, cu jo número desejado é de, no mínimo três e,no máximo, cinco.

    Atenção: cabe aos autores entregar traduções de boa qualidade. Traduções ruins resultarão em devolução ou rejeição sumária do artigo.

  • As  figuras, gráficos, tabelas ou fotografias (em formato TIFF ou JPG em alta resolução - 300 dpi), devem ser incluídas no corpo do manuscrito e podem ser submetidas também como arquivo suplementar.

    Quando apresntadas em separado, devem ter indicaão dos locais onde devem ser incluídas, ser tituladas e apresentar referências de sua autoria/fontes.

    Devem seguir a Norma de apresentação tabular, estabelecida pelo Conselho Naconal de estatística e publicada pelo IBGE em 1979.

  • As Referências devem constar no manuscrito conforme as normas da ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas). O sistema de citação adotado por este periódico é de autor-data de acordo com a NBR 10520 de 2003.

    URLs e DOIs para as referências, quando disponíveis, devem ser informados.

    Observe as recomendações de normalização da revista.

  • As notas numeradas devem vir no rodapé da mesma página em que aparecem, assim como os agradecimentos, apêndices e informes complementares.

Diretrizes para Autores

A submissão de artigos e resenhas para a revista África(s) só poderá ser feita por pessoas que tenham no mínimo o título de mestre. Poderão submeter artigos para publicação na revista mestres e doutores nas áreas de História, Ciências Sociais, Educação, Economia, Artes, Arqueologia, Literatura e Letras.

Todos os textos recebidos para publicação serão submetidos a uma avaliação preliminar quanto à sua adequação aos objetivos da revista, a ser realizada pelos Editores.

A Revista África(s), do Programa de Pós Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras, (Unidade Acadêmica de Educação a Distância) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ISSN 2318.1990 impresso e ISSN Digital 2446.7375, informa que recebe artigos e ensaios em fluxo contínuo.

Normas Editoriais

1 Área de conhecimento

Podem ser submetidos, sob a forma de artigos ou ensaios, trabalhos oriundos do campo dos Estudos Africanos e das Representações da África. Trata-se, portanto, de um campo de estudos que enseja abordagens tanto a partir das diversas disciplinas tradicionais, quanto a partir de visadas inter, trans e/ou pós-disciplinares. O Programa de Pós Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras -PPEAFIN é avaliado pelo comitê de História na CAPES, contudo, a revista África(s) tem perfil voltado para a interdisciplinaridade, que se expressa em seus artigos oriundos das mais variadas áreas.

Os trabalhos devem ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, inglesa, francesa ou espanhola, levando-se em conta a ortografia oficial vigente e as regras para a indicação bibliográfica, conforme normas da ABNT em vigor. É altamente recomendável que o artigo seja submetido a uma revisão técnica (com respeito às normas de apresentação de originais da ABNT) e a uma revisão do vernáculo antes da submissão ao Conselho Editorial.

2 Formatação

1. Todos os trabalhos devem ser apresentados em duas versões, uma com e outra sem a identificação do autor; não é necessário enviar cópia impressa. O programa utilizado deve ser compatível com o Word for Windows. Imagens: 300 dpi.


2. Em nota de rodapé imediatamente após o nome do autor devem constar os dados completos do autor (nome completo, filiação institucional, titulação acadêmica, e e-mail para correspondência). O autor deve também declarar que o texto submetido é 100% inédito e não se encontra em processo de julgamento em nenhum outro periódico ou coletânea.



3. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.


4. As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.

5. Os artigos terão a extensão de 15 a 30 páginas em formato A4, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5. As citações de mais de cinco linhas deverão ser feitas em destaque, com fonte 11 e recuo 2,5 cm. Margens: superior e esquerda: 3,0 cm; inferior e direita: 2,0 cm. Os artigos serão acompanhados do resumo de no máximo 10 linhas, ou 140 palavras, e 3 palavras-chave. Os resumos deverão ser acompanhados de uma tradução em inglês, ou nas línguas aceitas para publicação por esta revista.


6. As resenhas poderão ter entre 1.000 e 1.500 palavras. Fontes e margens seguem mesmas normas dos artigos. Devem referir-se a livros nacionais publicados até cinco anos anteriores a data da submissão à revista. Para livros estrangeiros admite-se que tenham sido publicados nos últimos dez anos.


7. As referências bibliográficas completas devem ser listadas em ordem alfabética, no final do artigo. Quando citada, a obra deve ser indicada de maneira simplificada no corpo do artigo: (AUTOR, ano, p. número).


8. As notas devem ser colocadas sempre no final do texto.


9. Normatização das notas conforme NBR 6023:


Exemplos para as referências:


Livro: LIMA, Ivaldo Marciano de França. Representações da África no Brasil: Novas Interpretações. 1a. ed. Recife: Editora Bagaço, 2018. 240p.

 

Capítulo ou parte de livro: MALOMALO, Bas´Ilele. A guerra, feitiço e violência na RDCongo: uma reflexão a partir do filme "Menina Rebelle, Komona" de Kim Nguyen (2012). In: Malomalo, B.; Fonseca, D. J.; Vieira, S. S. da.. (Orgs.). África múltipla: Anotações e reflexões. 1ed.Paris: Edilivre, 2019, v. 1, p. 111-228.

 

Artigo em periódico:  FONSECA, Danilo Ferreira da. O genocídio de Ruanda e administração pública: o caso do burgomestre Juvenal Kajelijeli. África(s). V. 5, p. 66-80, 2018.

 

Dissertação: SANTOS, Joceneide Cunha dos. Entre farinhadas, procissões e famílias: a vida de homens e mulheres escravos em Lagarto, Província de Sergipe (1850-1888). Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.  

 

Tese: NDIAYE, Detoubab. A consolidação e processo da democratização na Afríca Ocidental. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – UFBA, Salvador, 2009.

 

Trabalho apresentado em evento: SANTOS, Cristiane Batista da Silva; BISPO, Daniana Oliveira. Identidade negra no ensino e aprendizagem de história local e regional nas experiências do PIBID. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas - IV Seminário Nacional do PIBID, 2014, UFRN. Natal, ENALIC, 2014, p. 10-15. Disponível em: http://enalic2014.com.br/anais/anexos/1247.pdf

 

Os originais devem ser submetidos pelo endereço: http://www.revistas.uneb.br/index.php/africas/user/register.pós um breve cadastros seguir os passos para submissao de texto por autor.

 

Artigos

Artigos originais, inéditos, resultando de pesquisa finalzada ou em andamento, articulada necessariamente com a temática especifica do número.

Resenhas

A seção Resenhas está aberta á publicação de revisão crítica de uma publicação técnica ou científica recente ou relevante aos debates contemporâneos do campo, entrevistas (com cientistas e pesquisadores renomados); estudos bibliográficos (análise crítica e abrangente da literatura sobre tema definido) e análises críticas de Projetos e Diretrizes das Áreas de História, Ciências sociais, Educação Economia, Artes, Arqueologia, Literatura e Letras.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.