Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

A submissão de artigos e resenhas para a revista África(s) só poderá ser feita por pessoas que tenham no mínimo o título de mestre. Poderão submeter artigos para publicação na revista mestres e doutores nas áreas de História, Ciências Sociais, Educação, Economia, Artes, Arqueologia, Literatura e Letras.

Todos os textos recebidos para publicação serão submetidos a uma avaliação preliminar quanto à sua adequação aos objetivos da revista, a ser realizada pelos Editores. PEDIMOS QUE NÃO SUBMETAM ARTIGOS QUE TENHAM COMO FOCO A HISTÓRIA DO BRASIL, DAS QUESTÕES ALUSIVAS A COR DA PELE DOS BRASILEIROS, DAS RELIGIÕES DE TERREIRO OU MANIFESTAÇÕES CULTURAIS. Recomendamos que estes artigos sejam enviados para periódicos que tenham o Brasil como escopo.

A Revista África(s), do Programa de Pós Graduação em Estudos Africanos e Representações da África, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB),  Departamento de Educação, Campus II, com ISSN 2318.1990 impresso e ISSN Digital 2446.7375, informa que recebe artigos e ensaios em fluxo contínuo.

Normas Editoriais

1 Área de conhecimento

Podem ser submetidos, sob a forma de artigos ou ensaios, trabalhos oriundos do campo dos Estudos Africanos e das Representações da África. Trata-se, portanto, de um campo de estudos que enseja abordagens tanto a partir das diversas disciplinas tradicionais, quanto a partir de visadas inter, trans e/ou pós-disciplinares. O Programa de Pós Graduação em Estudos Africanos e Representações da África tem perfil interdisciplinar, e a revista África(s) segue esta característica voltada para a interdisciplinaridade, que se expressa em seus artigos oriundos das mais variadas áreas.

Os trabalhos devem ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, inglesa, francesa ou espanhola, levando-se em conta a ortografia oficial vigente e as regras para a indicação bibliográfica, conforme normas da ABNT em vigor. É altamente recomendável que o artigo seja submetido a uma revisão técnica (com respeito às normas de apresentação de originais da ABNT) e a uma revisão do vernáculo antes da submissão ao Conselho Editorial.

2 Formatação

1. Todos os trabalhos devem ser apresentados em duas versões, uma com e outra sem a identificação do autor; não é necessário enviar cópia impressa. O programa utilizado deve ser compatível com o Word for Windows. Imagens: 300 dpi.


2. Em nota de rodapé imediatamente após o nome do autor devem constar os dados completos do autor (nome completo, filiação institucional, titulação acadêmica, e e-mail para correspondência). O autor deve também declarar que o texto submetido é 100% inédito e não se encontra em processo de julgamento em nenhum outro periódico ou coletânea.



3. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.


4. As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.

5. Os artigos terão a extensão de 15 a 30 páginas em formato A4, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5. As citações de mais de cinco linhas deverão ser feitas em destaque, com fonte 11 e recuo 2,5 cm. Margens: superior e esquerda: 3,0 cm; inferior e direita: 2,0 cm. Os artigos serão acompanhados do resumo de no máximo 10 linhas, ou 140 palavras, e 3 palavras-chave. Os resumos deverão ser acompanhados de uma tradução em inglês, ou nas línguas aceitas para publicação por esta revista.


6. As resenhas poderão ter entre 1.000 e 1.500 palavras. Fontes e margens seguem mesmas normas dos artigos. Devem referir-se a livros nacionais publicados até cinco anos anteriores a data da submissão à revista. Para livros estrangeiros admite-se que tenham sido publicados nos últimos dez anos.


7. As referências bibliográficas completas devem ser listadas em ordem alfabética, no final do artigo. Quando citada, a obra deve ser indicada de maneira simplificada no corpo do artigo: (AUTOR, ano, p. número).


8. As notas devem ser colocadas sempre no final do texto.


9. Normatização das notas conforme NBR 6023:


Exemplos para as referências:


Livro: LIMA, Ivaldo Marciano de França. Representações da África no Brasil: Novas Interpretações. 1a. ed. Recife: Editora Bagaço, 2018. 240p.

 

Capítulo ou parte de livro: MALOMALO, Bas´Ilele. A guerra, feitiço e violência na RDCongo: uma reflexão a partir do filme "Menina Rebelle, Komona" de Kim Nguyen (2012). In: Malomalo, B.; Fonseca, D. J.; Vieira, S. S. da.. (Orgs.). África múltipla: Anotações e reflexões. 1ed.Paris: Edilivre, 2019, v. 1, p. 111-228.

 

Artigo em periódico:  FONSECA, Danilo Ferreira da. O genocídio de Ruanda e administração pública: o caso do burgomestre Juvenal Kajelijeli. África(s). V. 5, p. 66-80, 2018.

Dissertação: NDIAYE, Detoubab. A via Africana da transição democrática: as eleições presidenciais de 2000 no Senegal. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2002

Tese: REZENDE, Rodrigo Castro. Crioulos e crioulizações em Minas Gerais: Designações de cor e etnicidades nas Minas sete e oitocentista. Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, 2013.

 

Trabalho apresentado em evento: SANTOS, Cristiane Batista da Silva; BISPO, Daniana Oliveira. Identidade negra no ensino e aprendizagem de história local e regional nas experiências do PIBID. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas - IV Seminário Nacional do PIBID, 2014, UFRN. Natal, ENALIC, 2014, p. 10-15. Disponível em: http://enalic2014.com.br/anais/anexos/1247.pdf

 

Os originais devem ser submetidos pelo endereço: http://www.revistas.uneb.br/index.php/africas/user/register.pós um breve cadastros seguir os passos para submissão de texto por autor.

 

Artigos

Artigos originais, inéditos, resultando de pesquisa finalzada ou em andamento, articulada necessariamente com a temática especifica do número.

Resenhas

A seção Resenhas está aberta á publicação de revisão crítica de uma publicação técnica ou científica recente ou relevante aos debates contemporâneos do campo, entrevistas (com cientistas e pesquisadores renomados); estudos bibliográficos (análise crítica e abrangente da literatura sobre tema definido) e análises críticas de Projetos e Diretrizes das Áreas de História, Ciências sociais, Educação Economia, Artes, Arqueologia, Literatura e Letras.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.