Narrativas de formação de professores de matemática sobre os Estágios Supervisionados

Autores

  • Maria das Graças Abreu
  • Maria Auxiliadora Bueno de Andrade Megid PUC-Campinas
  • Alessandra Rodrigues de Almeida PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p250-263

Palavras-chave:

Formação de professores, Narrativas, Educação Matemática, Estágio Supervisionado

Resumo

Este artigo analisa experiências de formação de estudantes de um curso de licenciatura de Matemática de uma universidade privada do interior do Estado de São Paulo, que participaram de disciplinas relacionadas aos estágios docentes entre os anos de 2014 a 2018. São apresentadas e colocadas em discussão as orientações e estratégias de organização das disciplinas, bem como a execução e a realização das mesmas pelos envolvidos. Por estratégia reflexiva, foram adotadas as narrativas de vida e de formação, tanto no decorrer das disciplinas como na apresentação de um relatório final. Tais ações possibilitaram o processo reflexivo dos licenciandos sobre si e sobre a formação profissional. As narrativas, produzidas nesse percurso formativo, proporcionaram rememorar as experiências vivenciadas e também confrontar expectativas, sonhos e realidade, tanto profissional quanto da realidade educacional. Foi possível identificar os efeitos dessa proposta de formação, como propulsora de reflexão sobre o percurso de aprendizagem docente, em que os participantes, ao narrarem suas experiências, encontraram possibilidades para uma ampliação da capacidade de conhecer-se e reconhecer-se na complexidade do ambiente formativo e educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Abreu

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutoranda em Educação pelo PPGE da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora da PUC-Campinas nos cursos de Matemática e Pedagogia. Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Maria Auxiliadora Bueno de Andrade Megid, PUC-Campinas

Mestra e Doutora em Educação – Educação Matemática pela Unicamp. Professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PUC-Campinas. Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Alessandra Rodrigues de Almeida, PUC-Campinas

Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pelo PECIM Unicamp. Professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Professora Colaboradora da Unicamp vinculadas aos Programas PECIM e Mestrado Profissional – Grupo de pesquisa: CIEspMat – Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor que Ensina Matemática.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 165-172, mai./ago. 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF: MEC; SEF, 1998.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394compilado.htm>. Acesso em: 24 dez. 2018.

_______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática, bacharelado e licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 05 mar. 2002a, Seção 1, p. 15. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf>. Acesso em: 24 dez. 2018.

_______. Parecer CNE/CP 9/2001. Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 18 jan. 2002b, Seção 1, p. 31. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 24 dez. 2018.

_______. Resolução nº 02/CP/CNE/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CP; CNE; MEC, 2015.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história em pesquisa qualitativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde; Departamento de Recursos Humanos da Saúde; Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34.

FREITAS, Maria Tereza Menezes. A escrita no processo de formação contínua do professor de matemática. 2006. 300 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2006.

FREITAS, Liliane Miranda; GHEDIN, Evandro Luiz. Narrativas de formação: origens, significados e usos na pesquisa-formação de professores. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, n. 19, p. 111-13, jan./jun. 2015.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011. v. 14.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In:______. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 13-33.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias de sua vida. In: ______. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000. p. 11-30. (Coleção Ciências da Educação, 4).

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Cuiabá. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 289-305, mai./ago. 2011. Disponível em: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/307>. Acesso em 26 dez. 2018.

REIS, Pedro Rocha dos. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 17-34, jan./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/12655950/As-narrativas-na-formação-de-professores-e-na-investigação-em-educacao>. Acesso em: 26 dez. 2018.

RICHIT, Adriana; ALBERTI, Luana Angélica. Tendências no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental: abordagens evidenciadas em livros didáticos. REVEMAT, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 152-172, 2017.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-181, jan./abr. 2007.

SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, mai. 2012. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/355/162>. Acesso em: 29 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2019-04-19

Como Citar

ABREU, M. das G.; MEGID, M. A. B. de A.; ALMEIDA, A. R. de. Narrativas de formação de professores de matemática sobre os Estágios Supervisionados. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 250–263, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p250-263. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5730. Acesso em: 27 abr. 2024.