DESAFIOS PARA A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE DO SÉCULO 21

Autores

  • Denise Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Resumo

As inovações que se desenvolvem nas universidades contem-porâneas refletem exigências das agências de avaliação ou de fomento à pesquisa, ou ainda demandas do setor produ-tivo. De certa forma, tais inovações têm caráter de inovação tecnológica e se destinam a ampliar as alternativas de inserção nos mercados globais. A inovação tecnológica tem relevância para os países integrados ao mundo competitivo. O desafio da universidade, no entanto, está em colocar ao lado da inovação tecnológica, a inovação pedagógica. Neste artigo, discuto o tema com apoio em pesquisas recentes.
Entendo que a inovação pedagógica responde ao compro-misso social de formação do humano docente e do humano aluno. Ela se afirma em uma universidade socialmente
empreendedora, uma universidade que forma para a cidadania democrática nos contextos contemporâneos, em suas contradições e paradoxos.

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Biografia do Autor

Denise Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Permanente do Programade Pós-Graduação em Educação da Universi-dade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Como Citar

LEITE, D. DESAFIOS PARA A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE DO SÉCULO 21. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/494. Acesso em: 20 abr. 2024.