O PARADIGMA DA COSMODERNIDADE:UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR À EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL PROPOSTA PELA UNESCO

Javier Collado Ruano, Dante Augusto Galeffi, Roberto Leon Inacio Poncze

Resumo


O presente artigo tem como objeto de estudo refletir sobre a Educação para a Cidadania Global (GCE) proposta pela UNESCO na Agenda pós-2015 para o Desenvolvimento das Nações Unidas. Trata-se de uma pesquisa de triplo campo teórico-epistemológicometodológico que procura desenvolver uma consciência-identidade de “Terra-Pátria”, na qual o ser humano seja visto como uma mesma espécie com uma mesma evolução,
pois a história futura da humanidade precisa de uma evolução do conhecimento para novos conceitos dialéticos transculturais e trans-humanistas. Visando o entendimento e o respeito das caraterísticas histórico-culturais de cada comunidade, partimos do paradigma da cosmodernidade formulado por Nicolescu, da complexidade de Morin, e da polilógica de Galeffi para abordar o conhecimento através de uma epistemologia complexa,  criativa,  transdisciplinar,  polissêmica,  transcultural,  transnacional  e transpolítica, que promova a GCE como o principio de energia causal do processo de transformação do ser humano e da sociedade-mundo. Como resultado, propomos
a  criação  de  uma  constelação  de  escolas-ONGs  irmãs  que  desenvolvam  projetos educativos altruístas de cooperação em todos os rincões do planeta para construir, em última instância, um novo horizonte transdemocrático na GCE proposta pela
UNESCO para o século XXI.

Palavras-chave


Educação para a Cidadania Global. Cosmodernidade. Constelaçãode escolas-ONGs irmãs. Transdisciplinaridade. Transdemocracia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%25p

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