Variação linguística e ensino de língua no livro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i3.7733

Resumo

A Pesquisa tem o objetivo descrever como o ensino de língua é abordado em duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, concebida como única ou se permite variação.  Como diz Bortoni-Ricardo (2005), a variação faz parte da natureza da linguagem e, é resultado da diversidade de grupos sociais e da relação que esses grupos mantêm com as normas linguísticas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo, que referencia suas características através da observação e do levantamento de dados. O resultado apresentou contrapontos diferentes. O Livro Didático Língua Portuguesa (2013), aborda as questões de língua, variação e preconceito linguístico, enquanto o livro didático de Língua Portuguesa: linguagem e interação (2014), não aborda essas respectivas questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

BORTOLOZZO, R. de S.; KARIM, J. M. Variação linguística e ensino de língua no livro didático. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 158–182, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i3.7733. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7733. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS