“Te manque”! Transcriação da identidade e subversão em Paris in Burning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i1.6036

Palavras-chave:

Paris in burning, Identidade, Diferença, Performance, Subversão.

Resumo

Resumo:

Este ensaio propõe uma discussão em torno dos conceitos de “identidade”, “diferença” e “subversão no filme-documentário Paris in Burning. “Paris in Burning” ou Paris em Chamas tem uma duração de 78 minutos e trata-se de uma crônica sobre a “ball culture”, de New York e as minorias culturais que participavam e organizavam este evento. Ali se misturava desfile de moda com habilidades de dança, movimentos hieróglifos do Antigo Egito e ginástica olímpica. A enigmática cantora-performer Grace Jones utilizou desta cena para compor seu estilo. A comunidade afro americana gay surge trazendo uma série de questões de natureza étnico-raciais, política e de gênero no bojo da arte das múltiplas performances, tendo como fio condutor a arte e a liberdade de “ser o que se quiser”. Paris is Burning trata-se de identidade, diferença, liberdade, arte e transgressão. É um filme que vem abalando as certezas da heteronormatividade compulsória, colocando em xeque o “sexo rei”, o sujeito centrado e trazendo à luz o excêntrico e, junto com ele, a arte da diferença envolvendo, acima de tudo, as relações homoafetivas negras com seus dramas, temores e tremores. Desse modo, as múltiplas identidades são construídas e fabricadas nas relações de poder e ligadas a fortes sistemas de representação.

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Biografia do Autor

Paulo Petronilio Correia, Universidade de Brasilia

Departamento de Artes, área Letras

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Publicado

2019-06-19

Como Citar

CORREIA, P. P.; PINTO, D. J. “Te manque”! Transcriação da identidade e subversão em Paris in Burning. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 41–62, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i1.6036. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6036. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO