O trabalho docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4359

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Trabalho docente, Mediação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo revisitar as bases epistemológicas do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de compreender como se constitui o trabalho do professor e as diferentes situações que envolvem esse trabalho. Para tanto, partimos de estudos desenvolvidos por pesquisadores da Ergonomia da Atividade Educacional, da Clínica da Atividade e do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontaram que o trabalho é uma atividade constituída por contexto específico complexo e abrangente; para a execução o professor segue regras do ofício e prescrições; faz uso de condutas verbais e não verbais. É atividade que exige preparação, avaliação e utilização de instrumentos materiais e simbólicos para pôr em prática os gêneros da atividade, os gestos fundadores da profissão e os específicos, visto que essa atividade é um instrumento de mediação entre os conteúdos escolares e os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutora em estudos da linguagem

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

STRIQUER, M. dos S. D. O trabalho docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 239–252, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.4359. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4359. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS